quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Museu do Gálaxie

Fotos enviadas pelo Alfonso Carlos de Oliveira, retratando o extinto "Museu do Gálaxie". Estas imagens são creditadas a Paulo Lisot.

Estas fotos também já ilustraram diversos outros sites e blogs relembrando este mítico Museu, mas são tão bonitas, que sempre vale a pena revê-las!

O "Museu do Gálaxie" ficava na cidade de Novo Hamburgo -RS e fora fundado em 1988 por Arno Henrique Berwanger. O Sr. Arno era proprietário da concessionária Ford na cidade, a "Novocar" que, conta-se, chegou a representar 8% das vendas de Gálaxie.

Mantendo um grande apreço pelos modelos Ford Gálaxie, LTD e Landau, o Sr. Arno saiu em busca de exemplares para compor seu Museu, situado num prédio anexo à concessionária. Encontrou veículos imaculados e de baixa quilometragem, a maioria que ele próprio havia vendido. Dessa forma, chegou a reunir 22 veículos, entre eles, oito Gálaxies do primeiro ano: 1967, um de cada cor disponível naquele lançamento. Um Landau Presidencial, que fora utilizado pelo Governo Federal; o último Landau 1983, que manteve em exposição e 0Km.

Abaixo, o fundador do Museu do Gálaxie junto ao Landau Presidencial.
Tapete vermelho para Gálaxies, LTDs e Landaus nunca restaurados.
Acima, junto a uma "série especial" do Landau, em comemoração aos 60 anos da Ford no Brasil, em 1979.

Abaixo, Landau Série Prata 1976.
Acima, um chassis com mecânica de um Gálaxie 1967 em exposição.
Acima, o último Ford Landau produzido em 1983 e mantido 0Km no "Museu do Gálaxie".
O Museu era lindo e as fotos comprovam.
O Sr. Arno faleceu na segunda metade da década de 90 e o Museu foi desfeito. Atualmente os carros encontram-se preservados com diversos colecionadores espalhado por todo o País, fazendo e lembrando a história do modelo e deste Museu.
Mas a verdade é que, nenhum outro colecionador, concessionário, nem mesmo a própria fábrica, ainda foi capaz de montar um Museu para os Gálaxie como o que o Sr. Arno Berwanger fez.
Informações: Blog Showrromimagensdopassado.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Um Precursor quase Esquecido


Navegando pelo AutoEntusiastas, me deparei com a foto desse Pontiac Tempest, flagrado em 2009, me parece que no Encontro Sul-Brasileiro. Como se sabe, o Tempest poderia cair no esquecimento como apenas mais um da primeira geração de "compactos" americanos destinados a combater a invasão do Fusca e de outros europeus, mas ele merece lugar ao sol por ter originado, em sua segunda geração, o mítico GTO de 1964, que nada mais era do que um Tempest com o maior motor produzido pela Pontiac na época. O que nem todos sabem, porém, é que, além de ter originado o GTO, o Tempest lançou mão de um conceito posteriormente utilizado no Porsche 944, um quatro-cilindros que correspondia exatamente a um V8 cortado ao meio - inclusive na sua posição inclinada dentro do compartimento do motor. A diferença, entretanto, é que, enquanto a preocupação da Pontiac era com a contenção de custos para um veículo barato, a Porsche buscava o refinamento técnico para o sucessor do 924, utilizando-se de componentes do exclusivo 928. Para mais detalhes sobre esses V8 cortados, fica a sugestão do texto do sempre excelente Marco Antônio Oliveira (que, aliás, se morasse em qualquer país que valorizasse minimamente o hábito da leitura, já teria sido contratado a peso de ouro por alguma editora...).
Fonte: antigomoveis.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Belo Horizonte nos anos 60

Cidade de Belo Horizonte -MG, anos 60.
Acima, na Av. Afonso Pena, as VW Kombi chamam a atenção: uma já bem judiada na frente, outra ambulância e duas "15 janelas" aguardando a vez de passar pelo cruzamento. Tem também o chamativo Buick 1946 com "chapéu de sol", Rural Willys, Gordini, DKW-Vemag, Fusca, Simca, ônibus Mercedes-Benz... e mais uma boa quantidade de carros estacionados.

Abaixo, Fuscas, duas Rural, Simca Chambord, DKW Vemaguet e Gordini. Aparecem três Chevrolet difíceis de se ver, ainda mais juntas em uma fotografia: duas Chevrolet Amazona 1963 (uma está lá atrás de uma Rural) e uma Pick-Up GMC 1957. E tem aquele caminhão alí, qual marca e ano?
A charmosa VW Kombi Luxo, ainda com seta bananinha, desfilando suas duas cores pela avenida e contracenando com o Vauxhall 1947.

Fotos: Blog BeloHorizonteantiga.