quarta-feira, 18 de julho de 2012

A CADILLAC

Fundação Fundada em 1902 como Cadillac Automobile Company, foi comprada pela General Motors e trinta anos depois já havia se tornado símbolo do alto padrão de luxo. Cadillac tornou-se pioneira em diversas tecnologias automotivas como os carros totalmente fechados, e a partida automática em substituição as antigas e desconfortáveis manivelas.

Durante a Primeira Guerra Mundial, os motores aeronáuticos tiveram um grande desenvolvimento técnico, dedicando a eles 100% de sua capacidade produtiva. No ano de 1924 a empresa oferecia uma grande quantidade de cores e pinturas cromadas, enquanto as outras montadoras somente ofereciam a cor preta. Nesta década a montadora inova mais uma vez ao se tornar a primeira empresa do setor a utilizar um designer, Harley Earl, no lugar de um engenheiro para projetar a carroceria de seus carros em 1927.

No ano seguinte, a GM também incorporou duas grandes empresas que produziam carrocerias exclusivas para CADILLAC, a Fisher e a Fleetwood, o que contribuiu bastante para o aprimoramento da linha de automóveis da marca. Na verdade os métodos de precisão criados por Leland, associados ao pioneirismo no uso de tecnologias de ponta criou uma imagem de qualidade e confiabilidade em torno da marca. Um outro fator que muito contribuiu para aumentar o prestígio da marca foi o fato dela ter se tornado a preferida pela emergente classe artística de Hollywood dos anos 20 em diante.

A imagem de artistas dessa época como Clara Bow, Willian Boyd, Joan Crowford, Dolores Del Rio e Marlene Dietrich, chegando em automóveis CADILLAC nas “Avant Premiére” de seus filmes acabaram emprestando a marca muito do “Glamour” da Hollywood desses anos. Outras classes que também adotaram os modelos da marca foram os chefes de estado, membros da nobreza, magnatas, artistas de outras áreas e intelectuais renomados.

1949 Lançamento do CADILLAC DE VILLE, um sedan de porte grande típico americano com dimensões superiores a cinco metros de comprimento, quase dois metros de largura e com peso médio de quase duas toneladas. O nome DeVille foi usado em vários modelos de luxo da CADILLAC. Em 1996 a montadora parou de produzir o modelo semelhante ao DeVille, o Fleetwood transformando-o assim no principal modelo da linhagem. O nome DeVille foi substituído por DTS (DeVille Touring Sedan) para o novo modelo do ano 2006.

Fonte: Carros Antigos Jaragua do Sul

1924 Cadillac Opera Coupe

Clara Bow's 1928 Cadillac Limo

A GM também incorporou duas grandes empresas que produziam carrocerias exclusivas para CADILLAC, a Fisher e a Fleetwood

1949 Lançamento do CADILLAC DE VILLE


segunda-feira, 16 de julho de 2012

Cegonheira anos 80

Caminhões Volkswagen e Mercedes-Benz cegonheiros transportando Belina, Passat, Gol GT e Santana em 1986.