sexta-feira, 5 de agosto de 2011

RECORTE E MONTE - Rolls Royce - 1928

Toda sexta-feira a Clássicos Antigos Guerininet vai disponibilizar um modelo gratuito para os apaixonados por carros e amantes do papel modelismo para se divertir durante o final de semana, montando um modelo exclusivo e aumentando sua coleção.

Rolls-Royce é uma empresa britânica sendo uma das mais conceituadas da Inglaterra e no mundo. Sinônimo de qualidade e alto padrão de conforto no mundo, tornou-se famosa pela fabricação dos automóveis mais luxuosos do planeta, utilizados por grandes monarcas e presidentes. É também um fabricante de excelência em motores para aviação civil e militar, equipamentos e design marítimos, além de sistemas nucleares. Atualmente, está sedida em Goodwood. Foi fundada por Frederick Henry Royce e Charles Stewart Rolls em 15 de março de 1906 como resultado de uma parceria formada em 1904.

Em 1884, Frederick Henry Royce fundou uma autoelétrica. Em 1904 fez seu primeiro carro, um “Royce”, na sua fábrica em Manchester. Em 1904 conheceu o vendedor Charles Stewart Rolls para discutirem o desejo mútuo de criar um tipo especial de carro.

Dois anos depois o Silver Ghost entrou em linha de produção em Derby, efetivamente confirmando seu status como fabricante dos melhores carros do mundo. Durante as duas décadas seguintes mais de 6 000 desses carros de seis cilindros foram adquiridos por motoristas ricos. Entre os proprietários estavam industriais, a realeza e uma nova geração de milionários – estrelas de cinema.

Tudo sobre estes carros revela classe. Desde a magnífica mascote "Espírito de Êxtase", ao suntuoso interior estofado. Do silencioso som do motor, ao abafado som emitido ao fechar a porta do carro.

O mais novo modelo da Rolls-Royce é o Phantom. Seu motor V12, 6.75 litros quase silencioso tem uma velocidade máxima de 240 km/h e produz força o suficiente para envergonhar a maioria dos carros esportivos.

Desde 1998, a divisão de automóveis da Rolls-Royce pertence ao Grupo BMW.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Praça da estação em Brazópolis -MG

Foto na "Praça da Estação", na cidade de Brazópolis -MG.
A quantidade de pessoas, a bandeira verde e amarela hasteada e o registro fotográfico, sugerem um dia de festividade. Fora a grande quantidade de carros estacionados, como se estivessem em um encontro de carros antigos! Curiosamente, achei apenas três Ford T! Pela ausência do Ford A, acho que a foto é anterior a 1928.

O prédio da Estação Ferroviária ainda existe, embora descaracterizado.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O absurdo Ford Galaxie 7 Litre - 1966



Faz cerca de um ano e cinco meses desde que comprei o meu Opala. Ao longo desse período, foram feitas bastante melhorias mecânicas e estéticas, tudo, é claro, proporcionalmente e dentro do meu modesto orçamento de ex-jornalista atuando fora de sua área para sobreviver. Vai parecer deploravelmente óbvio o que vou dizer a seguir, mas a limitação financeira é o maior inimigo de quem tem um carro antigo e uma série de outras despesas, normalmente mais importantes, para administrar.
Mas o que seria o ideal para os amantes de antigomobilismo? Ser milionário? Ter seu próprio galpão onde armazena e restaura todos os veículos de sua extensa coleção? Lá ter o maquinário e uma equipe qualificada para até, se preciso, fabricar aquela peça inteira que você só acharia depois de 3 anos de muito garimpo em um celeiro no interior de Goiás?
Pois é, tudo aquilo que você imaginou fazer, caso ganhasse na Mega Sena, o apresentador Jay Leno já faz há um bom tempo. Além de sua atividade como entrevistador de um já tradicional talk show na NBC, Jay tem como Hobby, a restauração e coleção de carros e outros veículos a motor.
A fama do principal passatempo do comediante se desenvolveu de tal forma que o transformou em uma espécie de “formador de opinião” entre os fãs de carro nos EUA. Não é raro ver montadores levando seus principais lançamentos para a Garagem de Jay, para saber qual sua impressão sobre o carro.
Toda essa infraestrutura ajudou a restaurar um carro marcante da adolescência de Jay, o Ford Galaxie 1966 “7 Litre” (7 Litros). Você não leu errado, em meados da década de 60 era possível ir até uma concessionária Ford nos EUA e pedir um carro 7.0! Em um artigo na Popular Mechanics, Jay descreve com muito bom humor a sua relação com o Galaxie de seu pai. A tradução, foi postada aqui no PC há algum tempo.
Os projetos de restauração que envolvem Jay Leno são conhecidos pela sua obsessão por um visual que transmita toda a originalidade do veículo, mesmo que tecnologia do século XXI esteja embarcada. No Galaxie não foi diferente.
A começar pelo manejo do carro. No que acompanhei em seu site, Jay optou por uma dirigibilidade de veículo moderno, para isso, o pessoal da Hotchkis, confeccionou um conjunto de suspensão dianteiro e traseiro especialmente para o  Galaxie do apresentador. Foi a estréia da empresa no mundo Ford, até então, especializada em Chevys e Mopars. Outro aspecto que não foi ignorado foram os freios. Os originais Ford, a disco na frente e tambor atrás, foram todos substituídos por discos de 13″ da Wilwood, feitos sob medida.
O motor original teve sua capacidade aumentada de 7 para 8.3 litros e a cavalaria de pouco mais de 300 para mais de 600 hp. Toda a engenharia da unidade de força foi feita pela Roush, preparadora especializada na linha Ford.
E o melhor de tudo, pelo menos para o Jay Leno, é que cada uma dessas melhorias devem ter sido feitas sem custo nenhum. Empresas como Hotchiks, Wilwood e Roush enxergam no hobby do apresentador uma ótima oportunidade para mostrar e divulgar seus produtos, enquanto que ele vê uma excelente chance de deixar a gente com inveja. É provável que toda a restauração, ou boa parte dela, tenha sido feita só nesse esquema de permuta.
Bom, se alguma oficina quisesse dar um talento no meu carburador para meu modesto Opala passar na inspeção veicular paulista, divulgaria aqui com gosto e ficaria mais do que satisfeito. Enquanto isso não acontece, continuo sonhando com a Mega Sena, Carros Antigos, Galpões e etc.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Museu Roberto Lee - 6

E no centro do salão, a cereja do bolo: Tucker Torpedo #1035 !

Este carro é mítico e tem alma.
O Tucker dispensa apresentações e comentários...

Sobre o Museu Paulista de Antiguidades Mecânicas - Roberto Lee, na cidade de Caçapava -SP, é importante dizer que:
1- Este não é o prédio definitivo, a intenção é que os carros sejam relocados ao prédio original do Museu.
2- Já está selada a parceria entre a prefeitura municipal e o "Automóvel Club do Brasil" para a restauração de um automóvel do acervo, uma Alfa Romeo RL Coloniale Torpedo de 1926.
3- Tudo o que falta nos carros é porque não tem, e, caso você queira fazer a doação de alguma peça que venha a compor algum dos carros, também será bem-vinda.