sexta-feira, 10 de junho de 2011

RECORTE E MONTE - Fiat Tempra - 16V - 1993

Toda sexta-feira a Clássicos Antigos Guerininet vai disponibilizar um modelo gratuito para os apaixonados por carros e amantes do papel modelismo para se divertir durante o final de semana, montando um modelo exclusivo e aumentando sua coleção.

O Tempra é um automóvel da fabricante italiana FIAT. Foi lançado em janeiro de 1990 na Europa, para substituir o Fiat Regata. Derivado do Fiat Tipo (que já havia sido lançado na Europa em 1988) o Tempra era um sedã com linhas quase retilíneas, com traseira curta e bastante elevada, que era sua principal característica, típico dos italianos da época. Embora com as mesmas medidas do Tipo largura (1,695 metro) e entre-eixos (2,54 metros), era um carro mais longo, e com um porta-malas de capacidade para 550 litros. No ano seguinte, já vinham algumas melhorias de segurança, como barras de proteção lateral, assoalho reforçado e em algumas versões,e junto com essas modificações, já surgia o Tempra SW (Station Wagon) com câmbio automático de 4 marchas, e motor de 2,0 litros. Basicamente, considerando-se os anos-modelo, o Tempra foi fabricado na Itália de 1990 a 1997 e no Brasil de 1992 a 1999, sendo que a exclusiva versão brasileira de duas portas foi fabricada de 1993 a 1995 e jamais existiu na Europa.




Fonte: Clássicos Antigos Guerininet

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O pequeno 147 de cara nova!

O pequeno Fiat que iniciou a jornada da marca italiana no Brasil está de volta. Sempre foi julgado como um carro ruim, que "não presta", mas muitos brasileiros ainda admiram o carrinho. Puramente ele é ame ou deixe-o. Será que hoje em dia ele seria assim também?

O design ainda seria controverso, quadrado e com a traseira muito inclinada. A parte frontal é inspirada na geração conhecida como Europa, com os faróis maiores e integrados a grade frontal, igualmente grande. A abertura do capô remete ao 147 original, onde o recorte chega a lateral do carro. A lateral é recortada por um vinco superior e um pequeno recuo na parte inferior das portas.




















Por questão de custos o Fiat 147 2012 compartilha diversas peças com seus irmãos, a plataforma é da dupla Uno/Palio, do Uno também vem as maçanetas e detalhes de estilo (como o aplique preto na traseira), o Punto doa o retrovisor. O vidro inclinado e as lanternas baixas que caracterizaram o 147 estão de volta nesta releitura, mas elas são mais modernas.



















Espero que gostem e comentem!

Fonte: Brigato Design

quarta-feira, 8 de junho de 2011

A volta triunfante do Ford Versailles

Se o Santana não volta, eu volto! - Ford Versailles! Como assim? O que você quis dizer com este título? O que o Versailles tem haver com o Santana nesta história? Calma, eu explico. No passado a Ford e a Volkswagen se uniram formando a Autolatina, este casamento rendeu vários projetos paralelos, vindos da Ford para a Volks: Escort que gerou o Apollo, Verona que gerou o Logus. Já do outro lado a Volkswagen possibilitou a Ford o nascimento do Versailles e Royale baseados na dupla Santana e Quantum. E se até agora o Santana não voltou (somente em forma de projeções dos meus colegas) o Versailles tem essa possibilidade não acham?

Seguindo o estilo Kinect como manda a filosofia de design da Ford o Versailles 2012 possui a grade trapezinal inferior com aros cromados e a grade superior em forma diferenciada dos outros "irmãos" pois esta tem como objetivo lembrar a do modelo original. Ele já possui luzes de LED diurnas que se tornarão obrigatórias em breve na Europa. Seu posicionamento de mercado seria abaixo do Fusion, já que ele tem tamanho semelhante ao modelo americano. Preencheria o espaço (já apertado) entre o Focus e o próprio Fusion, mas o Versailles teria um apelo mais emocional por ser um modelo retrô.


























A traseira como não poderia deixar de ser possui lanternas que atravessam toda a tampa traseira, esta sem dúvida a marca registrada do Versailles sem dúvida. Além disso a coluna traseira é revestida de preto e possui uma janela espia lateral melhorando a visibilidade do sedan da Ford (já prejudicada pela tampa do porta-malas alta). Outro detalhe interessante é a presença de um aplique preto na parte inferior do para-choques e da saída dupla de escapamento para o motor 2.0 Sigma Flex.


























Como não poderia deixar faltar a Royale também volta. Mas ela será um pouco polêmica, ao menos nesta projeção. Ela volta com 2 portas como antes! Mas acalmem-se puritanos, existe a opção (sem graça porém mais útil) de 4 portas. O estilo das lanternas laterais é diferente da original pois há uma coluna diferenciada no modelo 2 portas, como um diferencial estilístico. Apesar de aparentemente semelhantes as lanternas dos irmãos possuem diferenças como posicionamento e o desenho lateral. Além disso o porta-malas possui acesso melhor e é muito maior.

























Espero que gostem e comentem! Eu ando postando pouco pois novamente o tempo anda apertado para as projeções mas estou tentando me esforçar o máximo para faze-las. Novamente quem tiver algum pedido de projeção é só faze-lo através dos comentários ou na sessão de Contato, quem já fez pode fazer novamente outro pedido que entrará na lista e será feito!


Fonte: Brigato Design

terça-feira, 7 de junho de 2011

III Salão do Automóvel Antigo de Curitiba

Um fenômeno interessante é que os carros OKm de quando esses eventos aconteciam, hoje, já fazem parte de coleções e encontros, sendo muitos já raridades procuradas. Enquanto isso, os antigos que participaram do início do antigomobilismo já estão há mais de três décadas com o status de colecionáveis!

Com essas fotos, registradas e enviadas pelo Irapuã Pereira, podemos conhecer o que foi o III Salão do Automóvel Antigo de Curitiba -PR, que realizou-se no Parque Barigui de 9 a 19 de dezembro de 1982.

O evento reuniu uma boa quantidade de carros com muita qualidade e ótima acomodação para exposição.

Fotos restauradas digitalmente pelo fotógrafo Paulo Sallorenzo.

Acima, coletânea dos Ford Shoebox 1949/1951.
Abaixo, Ford Victória 1951.
Ford Custom 1951.
Acima, Chevrolet conversível 1952.
Abaixo, Chevrolet Bel Air 1951. Um belo Chevrolet Bel Air 1956, quatro portas sem coluna.
Mercedes-Benz 170 Cabriolet 1938.
Abaixo, Mercedes-Benz 220 Cabriolet 1952. Cadillac Coupê De Ville 1954.
Abaixo, Cadillac 1957.
Dupla de Mércury 1948. Chevrolet 1928.
Chevrolet 1933.Acima, Nash conversível 1948.

Abaixo, uma ala para os nacionais, que deviam estar impecáveis como novos, dado que tinham pouco mais de 15 anos de idade: Willys Interlagos, Gordini, Vw Karmann-Ghia e Fusca. Acima, o Ford T 1919.


Fonte: Antigos verde amarelo

segunda-feira, 6 de junho de 2011

BMW revela detalhes do novo Série 1

Aguardado para o Salão de Frankfurt, em setembro, a BMW divulgou as primeiras informações do novo Série 1. A versão 2012 da família de entrada da marca alemã virá na mesma plataforma do Série 3 e com uma nova geração de motor, a 1.6 turbo com potências que variam até 170 cavalos. Para a estreia, a BMW optou por mostrar o modelo hatchback de cinco portas, mas a família vai incluir um hatchback de três portas, um cupê cabriolet e a mais espaçosa versão Gran Turismo.
BMW Série 1 ganha nova geração (Foto: Divulgação)
BMW Série 1 ganha nova geração (Foto: Divulgação)
A nova estrutura garante ao modelo 85 mm a mais de comprimento do que a versão anterior, com 4,32 m. Já a distância entreeixos aumentou 30 mm para 2,69 m, enquanto que a largura total está 17 mm maior, com 1,76 m. A altura permanece a mesma, 1,42 m. De acordo com a BMW, os passageiros de trás têm mais espaço para as pernas e o porta-malas aumentou 30 litros, para 360 litros.
BMW Série 1 tem faróis grandes e vincos proeminentes (Foto: Divulgação)
BMW Série 1 tem faróis grandes e vincos proeminentes (Foto: Divulgação)
O modelo foi totalmente renovado e ganhou vincos proeminentes, grandes faróis e dianteira mais agressiva. No interior, o Série 1 vem agora com um console central com mais estilo, novo desenho do volante, materiais de maior qualidade e mais atenção aos detalhes, especialmente nas portas. Como opção, a empresa oferece o sistema iDrive, que inclui uma tela retrátil na parte superior do painel.
BMW Serie 1 tem novo motor 1.6 turbo (Foto: Divulgação)
BMW Serie 1 tem novo motor 1.6 turbo
(Foto: Divulgação)
No entanto, a principal novidade está sob o capô: o motor 1.6 turbo com injeção direta de combustível. Na versão 116i ele entrega 136 cavalos e 22,4 kgfm de torque, já a 118i tem 170 cavalos e 25,4 kgfm de torque. As opções a diesel estão concentradas no motor 2.0 de quatro cilindros, que podem entregar 116 cv (116d), 143 cv (118d) e 184 cv (120d). A BMW anunciou que vai lançar também um 116d EfficientDynamics Edition, com motor 1.6 a diesel de 116 cv e mais tecnologias de economia de combustível que irá manter as emissões abaixo de 99 g / km.
O recém-lançado motor 2.0 turbo de quatro cilindros com cerca de 240 cavalos também entrará na linha, substituindo o 3.0 de 258 cv nas versões 128i e 130i. A BMW ainda não revelou se vai oferecer um motor de seis cilindros em linha no novo Série 1.
A transmissão manual de seis marchas vem de série em todos os modelos. Já o câmbio automático de 8 velocidades será oferecido como opcional.
BMW Série 1 estreia em setembro (Foto: Divulgação)
BMW Série 1 estreia em setembro (Foto: Divulgação)