sexta-feira, 13 de maio de 2011

RECORTE E MONTE - FIAT Uno CS - 1986

Toda sexta-feira a Clássicos Antigos Guerininet vai disponibilizar um modelo gratuito para os apaixonados por carros e amantes do papel modelismo para se divertir durante o final de semana, montando um modelo exclusivo e aumentando sua coleção.

Fiat Uno é um automóvel fabricado pela italiana FIAT, apresentado pela primeira vez no Cabo Canaveral, Flórida (EUA), palco escolhido para apresentar à imprensa em 20 de janeiro de 1983 seu primeiro carro mundial, idealizado para substituir o 127 (147 no Brasil).



Fonte: Clássicos Antigos Guerininet

FUSCA - Um novo Visual



Até que enfim o novo Fusca está pronto, deu trabalho mas valeu a pena, o popular da VW está de volta...


Tentei ser fiel ao modelo clássico e com toques da versão brasileira, diferente do New Bettle que tem motor dianteiro pertence a um segmento superior, portanto, desnecessária a comparação entre os dois modelos. O Novo Fusca (isso mesmo, chama-se Fusca mesmo!) traz um outro conceito, seria um carro da categoria dos compactos com menos de 4 metros e motor traseiro refrigerado a água (1.4 da kombi, e talvez uma opção com motor elétrico, mas fica um projeto mais adiante) na faixa de preço de um Gol, inicialmente seria destinado ao mercado brasileiro.

Para melhor praticidade a tampa traseira abre por inteiro como em um hatch, uma abertura mais larga, mas um vinco oval lembra as linhas do Fusca, os leds tem um desenho de um besouro (claro que por ser um conceito dá pra brincar um pouco) o motor fica embaixo e acima um pequeno porta-malas, não muito grande mais é razoável que complementa com um espaço extra no capô que compartilha o estepe. A entrada de ar atrás  da janela é estética  e lembra as que existiam nos modelos brasileiros dos anos 70, a utilizada para refrigeração do motor fica escondida no estribo.

A lente de vidro sobre os faróis não é circular, é levemente retangular, seguindo o padrão atual da marca, mas abriga um canhão de formato cônico deixando a identidade mantida, o pisca também fica dentro deste domo, a grade inferior abriga um discreto radiador para auxiliar a refrigeração do motor traseiro, método utilizado pela kombi (de radiador não tão discreto) de motor refrigerado a água. A lanterna traseira de formato oval, lembra a dos fuscas dos anos 60.


Quanto ao painel tentei algo simples, mas ao mesmo tempo diferente, um cone abriga um grande velocímetro, e nas saliências laterais o medidor de combustível e temperatura, a esquerda para versões mais equipadas o conta-giros, ao centro do painel mais ao fundo um relógio analógico. As saídas de ar são como em um periscópio de submarino (viajei nessa.. rs) e a parte de trás do painel pode ser usada como um guarda volumes.

Para atender certas tendências atuais, a idéia para a versão 4 portas seria com portas suicídas sem coluna central.


 A versão pé-de-boi (claro que não sairia com esse nome, mas é só uma referência,rs) teria motor 1.0 a um preço mais acessível.


Na versão GTi Bizorrão o motor poderia ser o 1.6 ou algum outro importado da marca, preciso pensar a respeito, mas externamente está aí.

Para a ira dos tradicionalistas, o Crossfusca, mas pensando bem é uma opção interessante para quem ainda guardava o fusquinha só para ir ao sítio. rs. Os detalhes off-road são inspirados em modelos atuais como a grade dianteira do Crossfox e o vinco lateral da Saveiro Cross. Estava certo de colocar o estepe atrás mas em cima da hora notei que esconderia o brake-light.

Excluindo as versões GTi e Cross, os demais modelos custariam entre 24 e 32 mil reais. Minha idéia sobre o Fusca é que ele tem que ser um carro de entrada, como o próprio nome da marca significa: Carro do Povo

Fonte: Irmao do Décio

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Lancia Lambda 1921

Raro e inovador: Lancia Lambda 1921, uma das 12 mil unidades produzidas entre 1921 e 1931.


Modelo bastante parecido com o que esteve na Primeira Exposição de Automobilismo no Rio de Janeiro, em fotos mostradas em uma postagem recente do AVA.


Na foto, certamente início dos anos 70, a Lancia aparece na cidade de Itajubá -MG e já era tido como colecionável. Essa unidade ainda existe, está no interior de São Paulo e ouvi dizer que sempre foi da mesma família desde novo...

Ao fundo pode-se ver o postinho antigo, que ainda existe.
Foto do Gabriel Moraes, que aparece dentro da Lancia.


Fonte: http://www.antigosverdeamarelo.blogspot.com/

terça-feira, 10 de maio de 2011

Concessionária Ford

"Agência Autorisada Ford Mario Mendonça", no Rio de Janeiro -RJ.

Abaixo, festejo com a participação de um Lincoln 1939: zerinho, zerinho! Show-room da concessionária decorado com diversos cartazes e em exposição, da esquerda para a direita, Ford Sedan 1937, Ford Standard Sedan 1938 e Ford Deluxe Coupé 1938.

Abaixo, vista geral da grande "officina": tem um Lincoln, Ford 1937, Ford 1933 e até uma rara picape Ford A 1929. Já no pós-Guerra, o show-room recheado com os modelos Ford de 1946!

Fotos indicadas pelo Alexandre Badolato.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

ATUALIDADE - Carro da Dodge dá dose de realidade a 'Velozes & Furiosos 5'

O filme "Velozes & furiosos 5: operação Rio" estreia nas salas de cinema do circuito nacional nesta sexta-feira (6). Com a cidade do Rio de Janeiro de cenário, o longa tem como estrela principal — além dos atores Paul Walker, Vin Diesel e Jordana Brewster — o Dodge Charger Vault SRT8.
Como o grupo Chrysler patrocina o filme, os carros da marca Dodge tiveram maior destaque na quinta parte da série. Bom para Vin Diesel, que ganhou de presente o potente modelo da marca.
“Este é o primeiro filme em que dirigimos carros que podem ser realmente comprados pelo público. Isso é ótimo, porque só nos aproxima dos fãs”, disse o ator durante a pré-estreia do filme no Rio, no fim de abril. Aliás, a Chrysler promete vender o Dodge Charger no Brasil.
Dodge Charger Vault SRT8 (Foto: Divulgação/Universal Pictures )
Dodge Charger Vault SRT8 como visto no filme (Foto: Divulgação/Universal Pictures )
O Dodge Charger SRT8 é o carro que concorre nos Estados Unidos com o Chevrolet Camaro SS e o Ford Mustang Shelby GT500. O modelo que se encontra nas lojas é equipado com motor V8 6.4 Hemi de 470 cavalos de potência máxima. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e custa US$ 44.875 no mercado norte-americano. Obviamente, no filme, o carro terá um motor que não existe – ainda mais potente-, graças à arte de tuning, e cores chamativas, que ressaltam as rodas de aro 20.
Dodge Charger 1970 (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
O outro Dodge Charger do filme, de 1970 (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Dodge Charger Police (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Dodge Charger Police
(Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Outro Charger de destaque é um pouco mais antigo. É a versão de 1970 do modelo, que já apareceu no primeiro filme. É o carro que o personagem Toretto (Vin Diesel) preparou na garagem de casa com um propulsor V8 Mopar de 300 cv e kit nitro, para aumentar a potência.
Também é um Dodge Charger a viatura da polícia no filme. Detalhe: é o carro da polícia brasileira no longa. Na ficção, os policiais aqui usam o mesmo carro da polícia dos Estados Unidos e do México.
Mas não é só de Dodge que se faz o filme. Aliás, entre os preferidos dos atores está o Porsche GT3 RS 2002. O modelo foi preparado em azul com rodas de 18 polegadas. Ele é equipado com motor 3.4 de seis cilindros. “Meu carro favorito de todos os que dirigi na franquia é o Porsche GT3, que está no novo filme. É um carro que te leva a uma outra atmosfera”, destacou o ator Paul Walker, que interpreta Brian O’Connor.
Porsche GT3 RS 2002 é o preferido do ator Paul Walker (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Porsche GT3 RS 2002 é o preferido do ator Paul Walker (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Walker é fissurado em carros e virou uma espécie de consultor no set de filmagem. “É muito bom ter um ator como Paul Walker no set de ‘Velozes’. Ele é um ‘expert’ em carros e sempre nos dá dicas e opiniões sobre a cena, para que tudo seja o mais perto possível da realidade”, elogia o diretor Justin Lin.
Chevrolet Corvette Grand Sport 1966 (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Chevrolet Corvette Grand Sport 1966 (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Para quem gosta de raridades, o longa reserva a aparição de dois Corvette Grand Sport 1966. Na verdade, elas são réplicas bem chamativas do modelo. A versão original é equipada com câmbio manual de quatro marchas e motor V8 7.0 Big Block de 435 cv.
Nissan Skyline GTR 1972 (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Nissan Skyline GTR 1972 (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Outros destaques são um Nissan Skyline GTR 1972, outro Nissan 370Z 2009 e um Ford GT40 1966. Esse último foi criado para enfrentar a Ferrari na tradicional competição francesa Le Mans.
Ford GT40 1966 (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Ford GT40 1966 (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Gurkha LAPV (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Gurkha LAPV (Foto: Divulgação/Universal Pictures)
Para fechar a lista dos principais veículos do filme, está o Gurkha LAPV. O blindado norte-americano – digno de deixar o Capitão Nascimento de "Tropa de elite" impressionado — tem propulsor V8 6.7, acoplado a um câmbio automático de cinco marchas. O destaque do modelo é que sua estrutura é toda montada sobre uma picape Ford F550.
Com tantas máquinas e roncos de motores enchendo a trama de emoção, Paul Walker concorda que a responsabilidade é enorme para manter a credibilidade do filme e não decepcionar fãs de carros.“Temos muito respeito por aqueles espectadores que vão ao cinema ver esses carros lindos em ação. Como ator, tento fazer o meu melhor para que minha atuação esteja à altura da performance desses carros”, revela Walker sobre o desafio profissional diante dos “gigantes” que fazem parte da história da indústria automobilística mundial.


Fonte: http://g1.globo.com/carros