quinta-feira, 28 de abril de 2011

RECORTE E MONTE - Renault R12 Wagon - 1975

Antes de mais nada, queria deixar aqui minhas DESCULPAS por não postar nada na sexta feira passada ( sexta feira santa), devido ao feriadão prolongado me encontrei fora da cidade e não pude publicar nada. Mas queria deixar o recado que não está por fim nossa sessão de miniaturas.

Vou deixar hoje, mais um exemplar do Renault 12 que foi um carro familiar produzido pela montadora francesa Renault entre 1969 e 1980. Este modelo que deixo aqui inspirou nossa BELINA.

No Brasil , o 12 foi vendido como o Ford Corcel e depois o Ford Del Rey, quando a Ford do Brasil adquiriu a fábrica e os direitos para construir o carro de Willys-Overland , que havia desenvolvido em conjunto com a versão brasileira da Renault na década de 1960. O Corcel era de fato lançado no Brasil em 1968, antes de o Renault 12 foi lançado na França.



Fonte: Clássicos Antigos Guerininet

Chrysler Series 75 Roadster 1929

Um Chrysler Series 75 1929 Roadster, calçado com rodas wire wheels, passeando pela Ilha do Governador -RJ.
O automóvel foi um presente de casamento ao jovem casal... e esse modelo tem o banco da sogra, ideal para os recém casados levarem convidados(?)!


Fonte: http://www.antigosverdeamarelo.blogspot.com/

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Oldsmobile Cutlass Supreme 1968 - Tatos Garage

Este Oldsmobile Cutlass 1968 chegou ao Brasil quando novo em uma restrita margem para importação de automóveis e, dá pra imaginar a euforia que esse carro causava passeando entre os carros nacionais... Ele já faz parte do acervo do Tatos Garage há alguns anos, mas não esteve em exposição.

Na foto abaixo, a cor original escondida sob a base do retrovisor: voltou a ser todo "Jade Gold", que é um tom de verde metálico com partículas douradas! O aspecto geral do carro era ótimo, mas a tonalidade errada e algumas marcas dos mais de 40 anos de vida motivaram essa restauração para que o Olds ficasse exatamente igual a quando era OKm.

Todo o carro ficou "na lata".
Aplicação do fundo anti-ferrugem..
Motor Rocket 350 recém pintado.

Abaixo, montagem do carburador e...
... montagem do "Big Block"!
Primeiro fundo para selar o carro e dar base à pintura. Acima, primeiras demãos de tinta para "caçar" os defeitinhos e corrigí-los. Todo este processo contribui para que a pintura fique bastante encorpada.
Tinta fresca: porta malas e carroceria já pintadas davam indícios de como o carro ficaria...

Abaixo, pinça na mão para retirar alguns insetos atraídos pela tinta. Carro inteiro pintado, lataria e pintura perfeita: hora da montagem.
Uau!

Interior novo para acompanhar o nível alcançado na parte externa, bem como pneus e frisos novos.

Abaixo, fotos do Olds Cutlass pronto, no mesmo padrão de quando OKm e também à altura dos outros muscle cars do acervo do museu Tatos Garage: Mustang, Dodge Challenger, Camaro, Pontiac Trans AM...Sem placas e com todos os selinhos, é mesmo OKM. Sem contar que ficou com "ótima maciez e manobrabilidade"...

Com o resultado desse trabalho, o Tato dá crédito a todos os envolvidos em mais esse desafio conquistado: seu filho, Carlos Francisco Wahrlich; o Diogo Pinto de Carvalho, Felipe Silveira da Silva e o estofador, Jairo.-O museu Tatos Garage está de portas abertas para receber você, sua família e seus amigos durante finais de semana e feriados.

Fonte: http://www.antigosverdeamarelo.blogspot.com/

terça-feira, 26 de abril de 2011

Chevrolet Master Deluxe 4-Door Sedan 1936

Um Chevrolet Master Deluxe quatro portas 1936 fotografado no começo dos anos oitenta pelo meu pai, Haroldo Aniceto Gomes.
Esse carro sempre foi de Brazópolis, sendo que o primeiro proprietário o manteve por algumas décadas. Na ocasião dessa foto, ele estava em processo de inventário e já há muito tempo parado na garagem -reparem que está até sem placas.
Meu pai, que desde cedo foi muito atento aos assuntos ligados a carros, se lembra que em 1961 esse carro passou por uma reforma, recebendo a cor verde utilizada nos Aero Willys e inexplicavelmente, teve os paralamas pintados na cor preta. Ele se lembra também, que nessa reforma o carro teve os dois parachoques cromados, mas 20 anos depois já estavam gastos, como vemos nas fotos.
O Chevrolet 1936 foi vendido em 1987 e tenho notícias de que está muito bem restaurado atualmente.


Fonte: http://www.antigosverdeamarelo.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de abril de 2011

ATUALIDADE - Produção japonesa de carros despenca mais de 50% após terremoto

As principais fabricantes de carros japonesas tiveram queda de mais de 50% na produção doméstica após o terremoto e o tsunami do dia 11 de março.
As maiores reduções foram registradas pela Toyota e pela Honda. As montadoras tiveram, em março, queda de 62,7% e 62,9% na produção, respectivamente, em relação ao mesmo período do ano passado.
Já a Mazda e a Nissan tiveram redução de 53,6% e 52,4% na fabricação de veículos, respectivamente.
A queda foi causada pela falta de componentes e de peças, que eram produzidas por fábricas localizadas na região devastada pelo terremoto e pelo tsunami.
As filiais no exterior também registraram cortes na produção e a situação só deve começar a se regularizar no segundo semestre.
Cortes continuam
De acordo com comunicados distribuídos à imprensa pelas principais montadoras, os cortes na produção devem continuar por tempo indeterminado.
'A queda na produção no Japão é resultado da operação limitada de algumas fábricas após o grande terremoto da região leste do Japão', justificou a Mitsubishi Motor.
A fabricante teve queda de 25,7% na produção doméstica em março e anunciou também cortes nas produções no exterior.
Já a Toyota, que chegou a paralisar o trabalho por alguns dias após o terremoto, divulgou que a produção só deve voltar ao normal no final deste ano.
A maior fabricante de veículos do mundo revelou também que haverá mais cortes na produção em fábricas localizadas na Ásia.
A montadora disse que plantas de oito países asiáticos, incluindo Tailândia e Índia, operarão com 50% da capacidade até 4 de junho.
Além disso, o trabalho deverá ser reduzido para três dias por semana durante esse período.


Fonte: http://g1.globo.com/carros