sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

RECORTE E MONTE - Plymouth Grand Fury 1970

Toda sexta-feira a Clássicos Antigos Guerininet vai disponibilizar um modelo gratuito para os apaixonados por carros e amantes do papel modelismo para se divertir durante o final de semana, montando um modelo exclusivo e aumentando sua coleção.

Esta sexta feira, vamos disponibilizar o  Plymouth Grand Fury 1970.



Fonte: Clássicos Antigos Guerininet

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vw - e o Adler 2.5 Autobahn

06/01/2011

Durante o primeiro ano da apresentação do Vw no ano de 1938 foram fabricados 44 veículos e denominados VW38, no ano seguinte foram 50 veículos com a denominação VW50, neste período eles circularam pelas principais cidades alemãs para promover e divulgar o pequeno sedãn,nesta foto na principal avenida de Berlim em 1939 e atrás se vê o Porta de Brandenburgo que iniciou a construção em1789 e na extremidade direita da foto se vê estacionado um Adler 2.5 Autobahn
O modelo Adler 2.5 cabriolet foi uma realização da Karmann, este modelo ao melhor estilo saia e blusa, sua pintura bi-color lhe confere elegância e classe com um toque de requinte e bom gosto ao clássico modelo alemão.
Acima o modelo Adler 2.5 do ano de fabricação de 1939 que pertence a Família Mararazzo, a posição dos faróis dianteiros remete a figura de um besouro...
E as pequenas lanternas traseiras são oriundas do Vw 1956 e este também possuía a janela traseira "split window", algo em comum com o Vw de época...
O desenho acima determina o formato "streanline" do Adler 2.5, e isto lhe permitia chegar aos 125 Km/hora e manter uma velocidade constante de 110 km/hora nas rápidas estradas Autobahn alemãs que já não tinham limites de velocidades na década de 30.
A empresa Adler: águia em alemão e conforme mostra o logotipo, foi fundada por Heinrich Kleyer 1880 na cidade de Frankfurt e iniciou fabricando bicicletas, e passando para maquinas de escrever,motorcicletas e automóveis...
Após o término da Segunda Guerra a Adler ainda permaneceu produzindo motorcicletas, e depois foi transferida para as marcas inglesas BSA e Ariel. A parte de equipamentos de escritório passou para Triumph em 1957 para a Grundig e acabando nas mãos da Olivett, e se distanciando definitivamente de seu passado automobilistico com veículos com conceitos a frente de seu tempo...
Fotos: arquivo pessoal, Odair Ferraz, divulgação Internet.


Fonte: http://fuscaclassic.blogspot.com

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Engenharia Mecânica - animações ilustram o funcionamento de diversos mecanismos

Para ajudar a compreender alguns princípios da Engenharia Mecânica (principalmente a matéria de motores), vamos conferir abaixo algumas animações que ilustram o funcionamento de mecanismos complicados:

Motores radiais

Motores radiais são usados em aviões, possuindo uma hélice conectada ao eixo que disponibiliza a potência para produzir o empuxo necessário para mover o avião. Seu mecanismo básico é o seguinte:
Motor Radial
As sucessivas combustões que ocorrem nas cabeças dos cilindros fazem com que o eixo central rotacione.  Uma das principais vantagens deste tipo de motor está sua grande área frontal, na qual o resfriamento do motor se faz usando ar de impacto, oriundo do deslocamento da aeronave, enquanto que em motores linha, em “V” ou em “W” precisam um sistema de resfriamento com líquido, o qual implica maior peso.

Transmissões Genebra

Este tipo de mecanismo é muito utilizado em relógios para comandar o movimento dos segundeiros.  No caso a cada volta da “peça verde” a “peça vermelha” que no mecanismo simula a fixação do ponteiro gira 60°.
Genebra - Malta

Mecanismo de transmissão manual (caixa de câmbio)

O mecanismo também chamado de “palanca de mudanças” é bastante utilizado em automóveis para realizar a troca manual das engrenagens de tração. Neste caso a alavanca seleciona qual garfo irá se movimentar e o sentido do movimento (para frente ou para trás) e desta forma ocorre o engrenamento da marcha correspondente.
Câmbio

Junta de velocidade constante (homocinética)

Por sua versatilidade, ela elimina os movimentos indesejáveis do volante, que aconteciam com as juntas universais. A “peça vermelha” fica acoplada à roda que se movimenta conforme o veículo faz curvas. A “peça verde” não acompanha o movimento de inclinação e permanece sem transladar.  Desta forma ocorre o movimento relativo entre estas com as duas peças em movimento de rotação.
Homocinética

Motor rotativo

Também chamado de motor Wankel, é um motor de combustão interna que possui um desenho único de conversão de pressão em rotação em vez de pistões recíprocos.  Ele possui funcionamento suave e conta com uma extrema simplicidade devido a seu número reduzido de peças quando comparado a um motor comum a pistão. Diferentemente do motor que conhecemos, o motor Wankel não utiliza o princípio da biela e manivela, não produzindo movimento alternativo. Por isso eles tem funcionamento suave, com menor atrito, menor vibração e maior silêncio de operação.
É baseado em uma estrutura de movimentos epicicloidais de um rotor trilobular (um triângulo com as faces abauladas) sobre um eixo, girando dentro de uma carcaça oca com forma ovalada (fonte).
Rotativo Rotativo


Fonte: http://calangodesign.blogspot.com

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Vazam desenhos da versão definitiva do próximo Chevrolet Astra

A versão definitiva do Chevrolet Cruze hatch, o substituto do Astra brasileiro, foi revelada em desenhos para registro de patente no mercado europeu obtidos pelo site Carscoop.
Chevrolet Cruze Hatch
Chevrolet Cruze Hatch (Foto: Reprodução/Carscoop)
O design do modelo é muito fiel à versão ainda conceitual exibida no Salão de Paris, em setembro de 2010.
Chevrolet Cruze Hatch
Chevrolet Cruze Hatch (Foto: Reprodução/Carscoop)
O Cruze hatch será lançado na metade do ano que vem e chega ao Brasil em 2012 junto com a versão sedã, que ocupará o lugar do Vectra no mercado brasileiro.
Chevrolet Cruze Hatch
Chevrolet Cruze Hatch (Foto: Reprodução/Carscoop)
Como pede o segmento de hatchbacks, o modelo é mais esportivo, com linhas acentuadas na carroceria, rodas com desenho esportivo e novos faróis e lanternas.
chevrolet cruze
Versão conceitual do Cruze hatch apresentada no Salão de Paris (Foto: Priscila Dal Poggetto/G1)
Sem o porte da traseira, a capacidade do porta-malas foi reduzida para até 400 litros, desde que a fileira de trás esteja rebatida. O sedã leva 450 litros, sem rebater os assentos.