sábado, 27 de novembro de 2010

Veja linha do tempo do Camaro

Ícone entre muscle cars estreia oficialmente no Brasil em 2010. Carro foi criado pela GM em 1966, nos Estados Unidos.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

RECORTE E MONTE - Astra CD 2005

Toda sexta-feira a Clássicos Antigos Guerininet vai disponibilizar um modelo gratuito para os apaixonados por carros e amantes do papel modelismo para se divertir durante o final de semana, montando um modelo exclusivo e montando sua coleção.

Esta sexta feira, atendendo vários e-mails encaminhados, deixo mais um exemplar do Chevrolet Astra, hoje o modelo CD 2005. Modelo retirado do sp-papelmodelismo, adaptado pela clássicos guerininet.



Fonte: Clássicos Antigos Guerininet

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

OS AMERICANOS E SEUS COMPACTOS


Para os menos versados no mundo do automóvel vale o lembrete: dois ícones brasileiros de luxo dos anos 70 - Dart/Charger e Maverick, a saber - descendem da estranha criatura aí em cima, bem com como de outros compactos dos anos 50 lançados por companhias de menor porte, como o Henry J. Donos de uma cultura automotiva que exalta o tamanho das carrocerias e a capacidade cúbica de seus motores, foi natural que os engenheiros automotivos dos EUA pensassem em seus pequenos como miniaturas de carros normais para seus padrões e não em carros com peso reduzido e proporções repensadas, priorizando o espaço para os ocupantes, um caminho apontado pelo Volkswagen; o resultado eram habitáculos apertadíssimos e longos capôs em modelos de pouco mais de 4 metros que acabaram não fazendo muito sucesso na terra dos gigantes. Vejam o caso deste Nash Country Club 1952 premiado no Brazil Classics 2006: não parece um modelo em 7/8 do Hudson Hollywood parado ao seu lado? Agora, imaginem um cidadão americano típico com seus quase 1,90m e peso na casa dos três dígitos aí dentro...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Fábrica DKW - Vemag 1956 à 1967 : Universal F-91 , Fissore , Belcar & Vemaguet

Mais preciosas imagens para a cultura automotiva brasileira.
São fotos dos bastidores da Vemag enviadas pelo Ricardo Prado Santos, do arquivo pessoal de seu pai -Antônio de Pádua- que trabalhou como gerente geral da produção de 1956 até 1967, datas que coincidem com o início e o fim das atividades da Vemag na fabricação de automóveis.

Acima, rara imagem do primeiro (ou 'um dos' primeiríssimos) veículo fabricado pela Vemag em 1956, é a também rara perua DKW Universal F-91.

Abaixo, também um dos primeiros DKW-Vemag Fissore, ainda em fase de teste pela fábrica.
Acima, "vista explodida" do DKW-Vemag Fissore em exposição no Salão do Automóvel de São Paulo-SP. Esse carro de exposição seria um interessante bibelô de se ter em coleção atualmente, mas, certamente foi desmontado nos dias seguintes ao evento...

Abaixo, o Sr. Antônio de Pádua no coquetel de lançamento do Fissore para 1966. Linha de produção dos Fissore.
Abaixo, fim de linha para os DKW-Vemag em 1967. Segundo o Ricardo Prado, essas são as duas últimas unidades produzidas: um Belcar e uma Vemaguet, que "apagaram as luzes" da fábrica DKW-Vemag, cuja a planta é mostrada na última foto. Incríveis fotos do arquivo pessoal de um funcionário DKW-Vemag!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Chevrolet Boca de Sapo & Ford F-5

O Márcio Messias envia fotos de seu pai, o Sr. Bernardino Soares, junto a veículos em que trabalhou em Belo Horizonte-MG.
Acima é uma perua Chevrolet Boca de Sapo e, pela grade cromada, o ano de fabricação está entre 1948 a 1950.
Abaixo, é um Ford F-5 1951 no fim dos anos sessenta.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Continental Mark II 1956

Continental Mark II 1956.

Há dois dias, o AntigosVerdeAmarelo mostrou a imagem de um Ford V8 3 Window Coupe 1933 participando de um encontro de carros antigos em 1987. Lá eu afirmei que carros que já participavam de encontros naquela época teriam praticamente 100% de chance de existirem ainda hoje e que, o mais bacana seria vê-los em fotos antigas, e depois atualmemte!

O Gelson Joni Teixeira reconheceu o seu Mark II em uma foto antiga publicada aqui no Blog em uma postagem do Concurso Dèlegance em 1979 . Mais de trinta anos depois e aqui está ele!
Segundo o Gelson, esse Continental MarII foi fabricado em Janeiro de 1956 e faturado para Park Motor Sales, de New York. Esse carro chegou a fazer parte do acervo do findado Museu da Ulbra, onde foi adquirido. Mesmo com a boa aparência e a excelente conservação, que mostra que esse distinto carro deve ter tido uma vida mansa, o Gelson ainda tem planos de restaurá-lo.

Abaixo, o interior e o painel dessa obra prima da indústria automobilística norte-americana dos anos 50.Vale ressaltar que esse carro é da marca Continental, não mais sendo uma subsidiária da Lincoln.
Abaixo, a bonita traseira com o "estepe continental".
E vejam só onde fica a boca do tanque de gasolina!