sexta-feira, 29 de outubro de 2010

RECORTE E MONTE - VW Kombi

Toda sexta-feira a Clássicos Antigos Guerininet vai disponibilizar um modelo gratuito para os apaixonados por carros e amantes do papel modelismo para se divertir durante o final de semana, montando um modelo exclusivo e montando sua coleção.

garimpada na net - Kombi

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Fiat mostra no Salão de SP versão esportiva do Uno e o Bravo brasileiro

Hatch médio finalmente é apresentado, mas não tem data para estrear. Marca italiana revela ainda o protótipo do Uno conversível e o FCC III.

A Fiat, líder de vendas no Brasil, é uma das marcas que mais novidades traz para o Salão do Automóvel de SP, que abriu para a imprensa nesta segunda-feira (25). Entre os 30 modelos no estande da marca os destaques são a versão Sporting do Uno e o novo hatch médio Bravo, que já havia sido anunciado, mas só agora - três anos após a estreia na Europa - foi apresentado no Brasil pela marca. Como de praxe, a líder do mercado nacional destaca também os protótipos e traz na edição 2010 do Salão o FCC III ou Fiat Mio e dois conceitos do Uno: um mais verde (Ecology) e outro conversível (Cabrio).
Salão do Automóvel de SP 
Fiat mostra Uno conversível no Salão do Automóvel de SP (Foto: Daigo Oliva/G1)

Uno Sporting
Para aquecer ainda mais as vendas do novo compacto, seis meses após o lançamento da nova geração, a Fiat aposta agora em uma versão esportiva. O Sporting sai de fábrica com motor 1.4 Evo, faróis de máscara negra, aerofólio em preto, spoiler no para-choque dianteiro e traseiro, faixas e minissaias laterais, ponteira dupla do escapamento, rodas de 15 polegadas e lanternas traseiras com acabamento fumê.
Na cabine, a versão é diferenciada pelo quadro de instrumentos com novo grafismo na cor laranja e iluminação em vermelho e bancos com a inscrição “Sporting”. De série, foram incorporados computador de bordo, volante em couro e um sistema automático do limpador de para-brisa que aciona o vidro traseiro quando o dianteiro está funcionando ou se a marcha à ré for engatada.

A nova opção também recebeu alterações mecânicas para fazer jus ao nome. A suspensão foi rebaixada 20 mm, as molas ficaram mais rígidas e os amortecedores foram recalibrados para absorver melhor as irregularidades do solo e não prejudicar o conforto dos ocupantes. A novidade está disponível em três cores exclusivas (amarelo, vermelho e laranja) e, assim como as demais configurações, conta com kits de personalização.
Uno conversível
Enquanto o Uno duas portas não aparece, a marca italiana vai além e mostra uma versão conceitual conversível do compacto (Cabrio) que teve toda a estrutura reforçada por causa da ausência do teto.
Os para-choques também mudaram para acompanhar o ar esportivo dos modelos conversíveis: o traseiro foi redesenhado e o dianteiro traz enormes entradas de ar e um spoiler. A tecnologia também marca presença com a utilização de LED`s nas lanternas traseiras e o brake-light, posicionado na parte posterior dos encostos de cabeça.
Em alusão aos modelos clássicos esportivos, o interior conta com pedaleiras e um extintor de incêndio cromado, volante de três raios, pomo do câmbio com haste metálica e os bancos em formato concha com cinto de segurança de quatro pontos. Dos modelos de competição, a versão incorpora ainda no painel um leitor de pressão do turbo, dois relógios para marcação da pressão do óleo e do combustível.

Fiat Bravo
Apesar de aparecer no salão, o Bravo faz apenas uma pré-apresentação, como a própria marca define. Por enquanto, a Fiat apenas divulga que o novo hatch médio, que com o tempo deve aposentar o Stilo, será oferecido nas versões 1.4 16V Turbo e E.TorQ 1.8 16V Flex e, que traz o conceito Downsizing (motor menor, mas com a mesma potência) que hoje equipa os Fiat Punto e Linea. Sem definir datas de estreia do modelo no país, a Fiat diz que seu lançamento será em breve.
FCC IIIMais uma vez a Fiat inova com seus carros conceitos, a começar pela o FCC III, que nesta edição também ficou conhecido por Fiat Mio. Desta vez, quem ditou as tendências do carro do futuro foram internautas de todo o mundo com a supervisão do Polo de Desenvolvimento da marca em Minas Gerais.
O briefing era um veículo urbano, compacto, econômico que para isso deveria usar energia limpa e materiais ecológicos. O resultado foi um carro com linhas futuristas, mas com design mais livre, limpo e funcional, com destaque para a grande área envidraçada e vidros que controlam a incidência de luz.
O Fiat Mio traz ainda as rodas cobertas por grandes calotas para melhorar a aerodinâmica. Já a cabine foi inspirada em um lounge, com bancos que parecem um sofá e todas as funções reunidas no volante para facilitar a vida a bordo. Por falar em facilitar a vida, o carrinho tem apenas 2,50 m de comprimento, 1,56 m de largura e 1,53 m de altura.

Caminhões Mercedes - Benz : LP 1520 , LP 331 e LP 321

Caminhões Mercedes-Benz.
Acima, é o LP 1520, mais conhecido por "Mercedão". Tem os farois quadrados, cabine estendida e o modelo da foto é um cavalo-mecânico truckado. Um bruto bonito.

Abaixo, é um Mercedes-Benz LP 331. Bem parecido com o modelo acima: cabine estendida, parachoque alto, rodas raiadas... Mas esse truck não traz o farois quadrados.

Esse modelo de caminhão protagoniza aquela que eu considero como sendo a mais bonita capa da revista Quatro Rodas, que mostra um LP331 cegonha carregado com Simca e Willys... (Se muita gente não conhecer e pedir, coloco aqui no AVA...).
Já acima é o mais popular de todos, o LP 321, muito mais famoso pelo apelido: Cara Chata.

Abaixo, três Cara Chata junto a um Chevrolet Brasil 1963 e seus motoristas.
Curiosamente, os três Mercedes das fotos acima estão transportando tratores.
Quem nos enviou as fotos foi o Rodolfo Podsiadlo.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Volkswagen inova no Salão de SP com Saveiro modernizada

Protótipo de picape é apresentado pela montadora no Anhembi. G1 faz cobertura completa do primeiro dia do evento para imprensa.
A Volkswagen apresentou o novo Jetta nesta segunda-feira (25), durante a abertura do Salão de São Paulo para a imprensa. Mas o que chamou a atenção no estande da montadora foi o protótipo Saveiro RockeT, que traz a picape com visual moderno e novo motor, um 1.4 turbo, de 122 cavalos de potência, com câmbio de seis marchas.
Volkswagen RocketSaveiro RockeT é apenas um protótipo, mas deve inspirar futuro da linha (Foto: Daigo Oliva/G1)
Mais esportiva que o modelo atualmente vendido, a Saveiro RockeT, cabine simples, tem bancos em forma de concha herdados do esportivo R32.O conceito foi inteiramente desenvolvido no Brasil e deve inspirar o futuro da linha de picapes compactas da montadora.
Volkswagen Rocket 
A RockeT deve ditar o futuro das picapes compactas (Foto: Daigo Oliva/G1)
Na linha de picapes médias, a Volks apresentou a versão cabine simples da Amarok.

Novo Jetta e Passat renovado
Fabricada no México, a nova geração do sedã Jetta está prevista para desembarcar no Brasil no primeiro trimestre de 2011 e será equipada com o motor 2.0 TFSI de 200 cavalos.
De acordo com a Volkswagen, entre os itens de série estarão disponíveis sistema eletrônico de controle de estabilidade (ESP), de monitoramento da pressão dos pneus e novos sistemas de proteção para pedestres, em casos de atropelamento.
O sedã está maior: são 4,64 m de comprimento, 1,45 m de altura e 1,78 m de largura. A distância entreeixos também está maior, o que aumentou em 6,7 cm o espaço para as pernas dos passageiros do banco de trás.
A Volks apresentou também o novo Passat. No Salão, a montadora exibiu a versão mais potente chamada de CC R-Line, com motor V6 de 3,6 litros e 300 cv. O carro conta com transmissão automatizada de dupla embreagem, de seis velocidades, e tração integral permanente 4Motion. Entre os itens de segurança, o Passat tem sensor que alerta se o carro sai do curso.
Expectativas para 2011
O presidente da Volks no Brasil, Thomas Schmall, diz que a expectativa da montadora é crescer até 5% no mercado nacional. Até 2014, a montadora pretende investir R$ 6 bilhões no Brasil.
O G1 conferiu a nova geração durante o Salão de Paris, em setembro, quando foi confirmada também a vinda do novo Passat, para o segundo trimestre de 2011.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Chrysler Esplanada 1969 - Restauração

Quem acompanha o AntigosVerdeAmarelo desde o início do ano de 2010 (pelo menos) já conhece o precioso acervo do Museu Tato's Garage, da cidade de São Francisco de Paula-RS. Em comemoração a inauguração desse Museu, este blog dedicou uma semana para contar a história de mais de três décadas da coleção, que culminou com a abertura desse relevante museu.

Um dos destaques daquela cobertura foram as restaurações realizadas pelo Tato (Carlos Eduardo Wahrlich) e seu filho, o Carlos Francisco. Oficina própria, restaurações super criteriosas. Em " Tatos Garage ...06 " vimos alguns carros, inclusive um Pontiac 1953 que alguns meses depois teve o resultado apresentado em: Pontiac De Luxe Custom Catalina 1953 ... . Com o término do estonteante Pontiac, os esforços se voltaram a um Chrysler Esplanada 1969, que ficou pronto por esses dias e aqui está apresentado!

A primeira imagem no alto mostra uma publicidade de época e o texto dizia "Incrível coincidência querido... Depois que compramos o Esplanada sumiram os buracos das ruas". Já a segunda foto pode enganar... Não é o carro pronto, mas sim, antes da restauração! Essa Esplanada está com o Tato desde 1985 e embora muito lisa de lata, já havia sido repintado em uma cor "parecida"... Mesmo assim, já esteve exposto no findado Museu Anos Dourados, em Gramado-RS.

Acontece também que o fim dos anos sessenta e anos setenta foi um período muito crítico para os automóveis brasileiros, pois o tratamento das chapas era muito deficiente, fazendo com que até mesmo um carro muito bem conservado fosse alvo de pontos de ferrugem e de podres.

Esse foi o caso também dessa Esplanada, que embora com boa aparência, escondia alguns pontos de erosão e, associada à tonalidade "quase parecida" e ao perfeccionismo saudável desse colecionador, fez com que o carro fosse levado ao estúdio de restauração!

Seguem abaixo imagens do processo de restauração, ou, reconstrução -como descreve o Tato.
Serviço de primeira linha.
Assoalho terminado.

Abaixo, restauração da porta. Caixa de ar nova. Serviço de reconstrução artesanal. Parte de solda já pronta, aplicação do fundo e preparo para a pintura.
Já que um dos motivos que levou à restauração da Esplanada era a tonalidade incorreta, buscou-se a correção utilizando uma amostra da pintura original, que foi conseguida na parte interna da moldura no parabrisa. Abaixo está a comparação entre o original preservado e a tinta correta para pintar no carro: perfeito.A fase da pintura é uma das mais agradáveis, pois o carro ganha forma e já se vislumbra o resultado final... E o fim da empreita!
Na ocasião, a Esplanada ganhou o teto de vinil, acessório da época que lhe confere ainda mais sobriedade. O carro também ganhou parachoques novos.
Acima, já nos finalmentes, faltando apenas a colocação dos frisos no vão das rodas.
Abaixo, o motor impecável do Chrysler Esplanada e o desempenho da cor vermelha: ao sol e à sombra: "levemente metalizado".Enquanto a Esplanada recebe os retoques finais, o Oldsmobile Cutlass 1968 vai se preparando para passar pelo mesmo processo!

Vejam o resultado final. Pode até existir uma Esplanada igual, mas melhor...

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

10 mitos sobre carros elétricos

Veículo pode ser abastecido em casa? É verdade que não faz barulho? Faça o teste e confira os seus conhecimentos sobre o assunto.
Os carros elétricos se tornaram o centro das atenções da indústria automobilística mundial. No Salão de Paris deste ano, por exemplo, diversos modelos foram apresentados em fase final de desenvolvimento e já traçam o futuro da mobilidade. Teste seus conhecimentos sobre a nova tecnologia, considerada uma solução ecológica para os centros urbanos, mas que ainda é alvo de polêmicas.
As respostas abaixo foram escritas com o auxílio do coordenador da comissão técnica de veículos elétricos e híbridos da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil), Ronaldo Mazará, do coordenador do Projeto de Veículos Elétricos da CPFL Energia, Marcelo Rodrigues Soares , e do diretor de tecnologia Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e gerente da área de certificação de produto da Toyota, Edson Orikassa Edson.