sexta-feira, 22 de outubro de 2010

RECORTE E MONTE - VW Brasilia

Toda sexta-feira a Clássicos Antigos Guerininet vai disponibilizar um modelo gratuito para os apaixonados por carros e amantes do papel modelismo para se divertir durante o final de semana, montando um modelo exclusivo e montando sua coleção.

Cortesia de sp-papelmodelismo, disponibilizamos uma Brasilia.

Versão esportiva e conversível do Fiat Uno estarão no Salão de SP

Sporting traz faróis de máscara negra, spoilers e rodas de 15 polegadas. Fiat Bravo, Uno Ecology e FCC III também marcam presença na feira.
A Fiat confirmou nesta quinta-feira (21) a presença do Uno Sporting e de uma versão conceito conversível, a Cabrio, no Salão de São Paulo.
Novo Fiat Uno 
Novo Fiat Uno Sporting (Foto: Divulgação)
A nova versão esportiva do Uno, que recebeu o nome de Sporting, já está chegando às concessionárias com faróis de máscara negra, spoilers dianteiro e traseiro, saias laterais e rodas de 15 polegadas. O novo modelo será equipado apenas com o motor Fire 1.4 Evo.
Fiat Uno Concept Cabrio  
Fiat Uno Concept Cabrio (Foto: Divulgação)
Outra novidade na gama Uno é o Cabrio, uma versão conceito conversível, com duas portas, que segundo a fabricante é um exemplo da infinidade de alternativas que podem ser geradas a partir da plataforma da nova geração do compacto. A versão ecológica do Uno, a Ecology, também estará na feira.

A Fiat confirmou ainda a estreia do hatch Bravo com os motores E.TorQ 1.8 16V Flex e 1.4 16V Turbo.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O PRIMEIRO PUMA SPIDER


Lançado em 1971 já com os piscas acima do parachoque dianteiro e sem o vinco central no capô que caracterizou os cupês até 1972, os primeiros conversíveis da Puma primam pela beleza e equilíbrio do desenho, além de ostentarem personalidade própria em relação aos modelos fechados, com rebaixos nos capôs dianteiro e traseiro e painel traseiro pintado de preto; a "assinatura" Puma GT vinha no paralama traseiro direito e não na tampa do motor. Uma curiosidade: os refletores laterais nos paralamas, obrigatórios nos EUA, demonstram preocupação da marca em atender exigências de mercados de exportação, nos quais a demanda por conversíveis sempre foi muito maior do que no Brasil. Como ocorreu com os cupês, a partir de 1973 melhoraram muito a qualidade de construção e corrigiram defeitos de projeto do carro, mas o charme foi ficando para trás com a adoção de uma carroceria mais longa e estilo que foi se tornava mais genérico a cada ano, chegando ao vulgar no final dos tempos da Puma. O modelo acima esteve no Brazil Classics 2010.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ford Galaxie no Salão do Automóvel de 1966


O Ford Gálaxie 1967 em seu lançamento, no Salão do Automóvel de 1966.

Essa foto é muito feliz, vejam que carro bonito! Sóbrio, linhas limpas, grande e imponente. A partir desse dia e durante muitos anos, ele foi o carro mais caro e elegante do País.
Diz-se que um dos maiores méritos da Ford, foi que o Gálaxie quando lançado já era um carro pronto, enquanto que na história automotiva nacional é clichê escrever "os primeiros modelos tinham alguns defeitos, que foram sendo sanados nos anos sequentes..." no caso do Gálaxie, não. Quando foi lançado, já era um baita carrão.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Agência Chevrolet X Agência Ford de Marília-SP

Vejam que cena bonita: três Chevrolet frente a uma "agência" na cidade de Marília-SP.

A data da foto é 193... Acho que é 1930, logo após a quebra da bolsa de Nova Iorque (EUA, 1929) e seria então um ano duro, com graves reflexos para a economia daquele Brasil rural. Como já comentei diversas vezes aqui no blog, as agências de automóveis pipocaram Brasil a fora durante os anos vinte e já na década de trinta haviam sumido. Esse é um importante capítulo da história automobilística brasileira, que vamos contando aqui...

Na foto acima, está um Chevrolet Ramona, OKm; um caminhão Chevrolet OKm no centro e um Chevrolet Cabeça de Cavalo à direita - esse já está emplacado, deve ser de 1928. Bastante interessante os apelidos, né? Ramona e Cabeça de Cavalo. Faltou o Pavão.

Nas fotos abaixo, ainda na cidade de Marília-SP, um comparativo entre marcas! Chevrolet versus Ford! Os dois valentes caminhões 1929 são "torpedo", pois eram vendidos apenas o conjunto do chassis mais mecânica com a frente. A cabine e a carroceria ficava sob responsabilidade do comprador, que deveria fazê-lo da maneira que melhor entendesse.

Repare que na tora abaixo está escrito "Agência Ford Marília"... Fantástico.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Mércury Woodie ambulância


As Woodies norte-americanas são veículos muito bem cotadas como ítens de coleção. Elas trazem consigo uma aura das praias californianas, com surfistas, etc e tal...
Vejamos essa foto de um acidente na cidade de Volta Redonda-RJ enviada pelo Eustáquio Geraldo Nardini: além dos caminhões Dodge e Intenacional (mais ao fundo) aparece uma Mércury Woodie 1946/1948, que talvez seja a causadora da trombada.
A própria raridade do veículo já é causa de admiração. Ainda mais sendo usada na função de ambulância! Mas o mais intrigante é o tamanho dessa Woodie! Notem que ela é mais comprida que um Mércury de passeio e também das outras Woodies "comuns". Ela tem três portas em sua lateral.
O desenho da estrutura em madeira me parece idêntica às outras cobiçadas woodies norte-americanas... E então, seria essa ambulância uma grande raridade?