Toda sexta-feira a Clássicos Antigos Guerininet vai disponibilizar um modelo gratuito para os apaixonados por carros e amantes do papel modelismo para se divertir durante o final de semana, montando um modelo exclusivo e montando sua coleção.
Cortesia de sp-papelmodelismo, disponibilizamos um Fusca 1969
sexta-feira, 15 de outubro de 2010
quinta-feira, 14 de outubro de 2010
Caminhões trabalhando : Dodge , GMC , F-8 , Boca de Sapo
Essas fotos foram enviadas pelo Ito Bir, especial apreciados dos FNM, embora aqui eles não apareçam. São no Paraná.
Na primeira foto, um caminhão Dodge (1952?) com carroceria tanque, no meio um GMC 1951 e um Ford F-8 1951 também tanque. Interessante notar a personalização dos caminhões, muito comum na época: pintura nos parachoques, mastros, suporte de placa, pata, buzina no teto da cabine...
A foto abaixo é muito bonita: é um Ford F-8 1949 com carroceria tanque, também conhecido por pipa. Acima, mais um F-8, mas 1951. Vejam à esquerda da foto, aparece apenas o fucinho de um raríssimo caminhão Nash! Muito provavelmente, esse caminhão foi montado pela Nash no Brasil - Varam Motores .
Abaixo, grande movimentação em Rolândia-PR.
Acima, destaque ao furgão Austin e às bombas de gasolina.Fotos bastante nostálgicas de uma categoria que mudou muito. Quem viveu, sente saudade.
Ainda carrego a impressão de que os caminhões perdem na preferência dos colecionadores de antigos.
quarta-feira, 13 de outubro de 2010
Revista de Automóveis
Mas eu não poderia deixar de compartilhar com vocês essas magníficas capas da "Revista de Automóveis".
A Revista de Automóveis nasceu na primeira metade da década de cinquenta e, foi a pioneira em seu formato: revista grande, exclusiva de automóveis e com essas capas belíssimas, que marcaram toda a sua trajetória até o começo dos anos sessenta.
Infelizmente, a única página colorida é a capa, mas isso é mais que o normal para a época. O conteúdo é bastante diverso, muita coisa "enlatada" do exterior... mas pudera, a indústria automobilística nacional estava ainda em fase de implantação! Nos textos, vê-se como o automóvel era um ítem utópico e distante da realidade.
Essa pioneira revista ocupou um importante nicho no coração dos automobilistas brasileiros daquela época.
Vale dizer que um dos jornalistas era o José Luiz Vieira que, algumas décadas depois é reconhecido como um dos (ou "o") maior jornalista automotivo do Brasil. Também vou denunciar aqui que havia um garoto que a cada edição dessa revista, sonhava com os automóveis. Hoje, Ele tem Fords, Chevrolets, Buicks, Cadillacs e Pontiacs em seu próprio Museu, o Tatos Garage .
Embora não exista nenhuma relação direta da Revista de Automóveis com a revista Quatro Rodas (lançada em 1960), me parece muito claro que estão no mesmo contexto. Inclusive a "RA" trazia uma coluna chamada "Brasil em 4 rodas".
Esses três exemplares da Revista; com Oldsmobile, Karmann-Ghia e Chrysler Imperial; me foram doados pelo Reinaldo Sigwald, que julgou que eu seria um bom "guardador" dessas preciosidades. Obrigado, Reinaldo.
segunda-feira, 11 de outubro de 2010
Guincho Lincoln no Touring Club do Brasil
Na foto acima, os funcionários frente ao prédio e junto aos carros da firma: um Chrysler 1929 e um Lincoln... transformado em guincho!
Confiram abaixo: um distinto Lincoln Roadster, transformado em guincho! Parece até uma daquelas lendas em que Rolls-Royces foram adaptados para esse tipo de serviço. Incrível.
Fotos enviadas pelo Dario Faria.
Assinar:
Postagens (Atom)