sexta-feira, 1 de outubro de 2010

RECORTE E MONTE - Volkswagen Gol 1994

Agora, toda sexta-feira a Clássicos Antigos Guerininet vai disponibilizar um modelo gratúito para os apaixonados por carros e amantes do papel modelismo para se divertir durante o final de semana, montando um modelo exclusivo e montando sua coleção. Nada melhor que começar com o pé direito, um belo exemplar do Gol 1994.



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Créditos de sp-papelmodelismo.blogspot.com

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Pick-up FNM 2150 1972

-Pick-up FNM 2150 1972. Achou estranho? Mas existiu!

Nunca foi produzida em série pela Fábrica Nacional de Motores, mas a FNM chegou a encomendar a construção de 3 à 7 unidades de uma picape a partir do automóvel FNM 2150. A construção ficou a cargo do Renato Peixoto, de Petrópolis-RJ.

A picape protótipo ficou com um desenho bastante harmonioso e bonito, embora suprimidos os rabos de peixe do automóvel.

As três fotos acima são praticamente inéditas e pertencem ao arquivo pessoal do construtor Renato Peixoto; e foram enviadas pelo filho dele, Robson Peixoto da Costa, ao Pedro Henrique Carvalho (Pedro Baleiro do puntata-taco.blogspot.com/ ), que nos cedeu.
As fotos foram restauradas digitalmente pelo fotógrafo Paulo Sallorenzo.

Essas picapes ficaram disponíveis apenas para uso interno da FNM, sendo que jamais foram comercializadas. Que fim terão tido? Será que sobrou alguma?

Abaixo, foto de outra Pick-up FNM.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Caminhões Ford F-800 Big Job e F-600 nacional

Dois valentes Fordes madeireiros na cidade de Lebon Régis-SC. Ou valentes seriam os motoristas da época? Os dois.
Acima, o robusto caminhão é um F-800 1954. O F-800 tinha o eixo dianteiro mais largo e, por consequência, os paralamas mais largos também. Era conhecido por Big Job.

Esse raro norte-americano recebeu uma personalização, muito comum para os caminhões da época: mastro, pintura no parachoque, suporte de placa, pestana nos farois, pata sobre o capô, antena comprida, chapeu de sol e buzina no teto! Mais um grande tanque de gasolina para aumentar a autonomia do bruto.

Abaixo, o que aparece já é um Ford F-600 nacional, 1957 ou 1958. Dá para comparar a diferença nos paralamas. O caminhão está sem as placas e com os pneus aparentemente novos, acho que era um recém saído da "agência".

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Simca Présidence EmiSul 1966


Foto do 1° Torneio Sul Americano de Automobilismo, em Interlagos, nos dias 01, 02 e 03 de Maio de 1970. Quem envia a imagem é o José Aduario de Freitas Figueiredo, que correu com essa Simca.

Bem, embora o automoblismo histórico tenha tudo a ver com carros antigos, o tema não é especialidade da casa e, já que a imagem foi enviada por nada mais, nada menos que o próprio piloto do carro, vou "espremer o suco": o mais inusitado dessa imagem é que o carro colocado nas pistas é uma rara espécie das Simca, uma Présidence!
A Presidence era o modelo mais luxuoso da marca, enquanto que para as pistas o mais comum era a versão esportivada, a Simca Rallye.

E como se uma Simca Presidence já não fosse rara, essa é EmiSul! Sim, uma Simca Presidence EmiSul! E correndo!! Inusitado, não?

1966 foi o primeiro ano da versão EmiSul, que contava com uma mecânica mais forte, novo desenho do teto (coluna C) e novo emblema da grade. 1966 foi também o último ano do modelo Presidence, tendo sido produzidos irrisórias 72 unidades de "Simca Présidence EmiSul ", logo, 1966. E aqui está uma das 72 unidades!

E ainda tem mais alguns detalhes interessantes, como as rodas esportivas e cromadas, as listras brancas do estofamento, a retirada dos parachoques, do kit continental e de alguns frisos.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Nova picape Chevrolet Montana parte de R$ 31.990

A Chevrolet revelou neste domingo (26) os preços da nova picape Montana. O segundo integrante da família Agile, também fabricado na Argentina, começa a ser vendido em outubro em duas versões, a partir de R$ 31.990.
Nova picape Montana
Nova picape Montana (Foto: Milene Rios/G1)
O modelo de entrada, LS, sai de fábrica com para-choque na cor da carroceria, rodas de aço de 14 polegadas, regulagem de altura do banco do motorista, protetor de caçamba e de cárter. A configuração mais simples pode ser equipada com vidros, travas e retrovisores elétricos, computador de bordo, ar-condicionado e direção hidráulica por R$ 39.939.
A nova geração mantém a opção Sport como topo de linha. Com preço sugerido de R$ 44.040, a versão acrescenta ao pacote de série freios ABS, airbag duplo, piloto automático, luzes de neblina, rodas de 15 polegadas e sistema de som com entrada auxiliar e USB.
Mudança profunda
Da geração anterior, a nova Montana herda apenas o nome e o degrau na lateral para acesso à caçamba que passa a ter 1,64 m de comprimento, o que, segundo a fabricante, eleva a capacidade de carga para 758 kg e, em volume, para 1.100 litros. A Peugeot Hoggar, que apresentava maior espaço entre as concorrentes, tem capacidade de carga menor, de 742 kg, mas leva até 1.151 litros.
As dimensões da carroceria também sofreram alterações. Agora são 4,51 metros de comprimento, 1,70 metros de largura e 1,58 metros de altura.  O visual foi totalmente redesenhado e é caracterizado pela dianteira do Agile, com para-choque  mais “musculoso”, e a tampa traseira menor para não prejudicar a visibilidade. Já a cabine é idêntica ao do ‘primo’, com o mesmo quadro de instrumentos, volante, painel e assentos. Atrás dos bancos é possível carregar 164 litros.
montana
Nova picape Montana (Foto: Milene Rios/G1)
Sob o capô, a nova Montana trará inicialmente apenas o motor 1.4 Econo.Flex com 102 cavalos de potência e 13.5 kgfm de torque, 3 cv a menos que a geração anterior e 1 kgfm a mais de torque. O bloco é o mesmo, mas de acordo com a marca, teve quer ser adaptado às novas dimensões da picape. Outra mudança, desta vez em relação ao hatch, é a alteração da relação da primeira e quinta marcha do câmbio manual.
1 milhão de unidades no Mercosul
O Omega australiano e o Camaro serão os próximos modelos a desembarcar no país. De acordo com o presidente da GM Mercosul, Jaime Ardila, este ano a Chevrolet deverá alcançar a marca de 1 milhão de unidades no Mercosul, montante que, segundo ele, será comercializado pela marca no Brasil em 2014.
“Queremos a liderança do mercado brasileiro” , afirmou o presidente. Para alcançar a meta, a fabricante aposta em na sua nova linha de produtos, plano que será concluído em 2012. Atualmente a GM é a terceira montadora do país, atrás da Fiat e da Volkswagen.