quinta-feira, 16 de setembro de 2010

A revenda fantasma da Chrysler

Essa história eu li num fórum uns anos atrás, mas já tinha me esquecido dela. Até que ontem, visitando o bom site do Ralf Becker, vi que o assunto ressuscitou via Jalopnik, que conseguiu descobrir os fatos por trás das fotos.
E que fotos. Apareceu no Flickr uns anos atrás uma foto de uma concessionária Chrysler, abandonada, supostamente em Ohio. Até aí morreu Neves, existem muitos prédios abandonados por lá. Mas não um que tenha dois Plymouth Fury de frente pra rua!
Foi só agora, quando surgiram mais fotos, que os caras foram correr atrás do que seria aquilo: uma cápsula do tempo? Fecharam o dealer com os carros dentros? Mas como, se são de épocas diferentes?

Está é a primeira foto, de uns 6 anos atrás, que apareceu no Flickr.

As seguintes e a primeira são as mais recentes.


Antes que você passe mal e compre sua passagem, descobriu-se, claro, que o prédio não está abandonado. É do dono desta antiga concessionária, um sujeito chamado Basil Mangano, de 78, que vendeu tudo o que tinha quando a decadência econômica atingiu sua cidade, East Liverpool, em Ohio. Mas manteve o prédio da sua antiga revenda Chrysler para ali guardar seus carros de coleção.
Além destes dois Fury, ’68 e ’74, ele guarda lá, sem muito cuidado e com um atitute blasé, mais uns 35 ou 40 clássicos. O Jallopnik apurou que, entre eles, há uma rara e cobiçada (por mim inclusive) Red Express.
No mais, o cara deveria recuperar o prédio, mas a decadência econômica da cidade é tanta, que um visitante recente descreveu sua frustração ao erceber que o prédio é só mais um numa rua com vários imóveis abandonados. Deve ser o tal do c* do mundo, até por ser em Ohio.
Eu fiquei pensando no Badolato, lendo essa história. O acervo que ele está montando é impressionante. Como seria se fosse apresentado em , digamos, um reprodução de uma concessionária Dodge lá dos idos de 69 ou 70, quando foram lançados? Um barato, com certeza.
No mais, as fotos acima são dramáticas e poéticas. Ao mesmo tempo, inspiradoras e lamentáveis, pois que estes carros poderiam estar em melhor estado.
É a América.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Fábrica da Ford no Ipiranga


Mais um resgate da história automobilística do Brasil. Nesse caso, uma constatação.
Há muito tempo eu trazia comigo a curiosidade em saber como estava o prédio da Ford no bairro do Ipiranga atualmente. O prédio de onde sairam os automóveis e utilitários da Ford brasileira e que depois se espalharam por todo o País.

O Dario Faria visitou o prédio da fábrica da Ford no Ipiranga, em São Paulo-SP, nesse último 07 de Setembro e fez essas imagens para que possamos ver o estado atual do outrora glorioso edifício.

A garoa dá mais dramaticidade às fotos, e o que se vê é um prédio vazio e sem vida. Segundo o Dario, a região está bastante degradada, com alto índice de criminalidade e muita sujeira pelas ruas.
Abaixo, a planta do prédio enquanto abrigava a Ford.
O Dario Faria também é o autor das fotos: Fábrica da Ford no Brasil que retrata o primeiro endereço, na Rua Sólon, ainda nos anos vinte.

Abaixo, o Itamaraty (Ford-Willys) e o Gálaxie fazendo pose frente ao histórico prédio, berço dos Ford que cultuamos e colecionamos hoje.

Esse prédio já apareceu aqui também: História da Ford no Brasil: Thunderbird , Fairlane, Edsel e F-100 ... e Ford F-100 1960 ...

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Ford 1949 OKm

Mais fotos deslumbrantes da Cia. de Automóveis Guido Cé, representante da Ford, na cidade de Encantado-RS. Essas fotos foram enviadas pelo Navarro Heitor Zonta.

Acima, o distinto show-room da concessionária exibindo os dois novos e garbosos modelos Ford 1949! É esse efetivamente o primeiro Ford para o pós Guerra, e também, considerado o modelo que salvou a Ford Motor Company!

É incrível ver os carros novinhos!
Moderna aparelhagem para equipar a oficina e bem servir a frota Ford da região.
Abaixo, novas instalações da oficina da concessionária Guido Cé. À direita aparece um caminhão Ford Thames.
Hum... um galpão desse aí, cheinho de Ford, hein?