sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Monza SR 1988

Museu do Automóvel de Brasília

Caros amigos,

notícia chata, mas muitíssimo importante. O Museu do Automóvel de Brasília-DF, gerido pelo José Roberto Nasser está prestes a ser despejado e, por consequência, inviabilizado, extinto.

O Museu está abrigado em um prédio que pertence ao Ministério dos Transportes, e este, requisitou o prédio para servir de depósito de seu arquivo.

Está acontecendo uma petição pública a fim de manifestar o apoio ao Museu. É só acessar o site, preencher com os dados. Depois receber um e-mail de confirmação, abrir, clicar no link e pronto. É o que podemos fazer por hora.

http://www.peticaopublica.com/?pi=apoiomab

Para rever fotos do Museu de Brasília: Museu do Automóvel de Brasília -DF ... & Museu do Automóvel de Brasília -DF ...2

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Concessionária Willys - Gastal S.A.

Uma concessionária de grande importância na aurora da indústria automotiva brasileira é a Gastal S.A., no Rio de Janeiro-RJ. Primeiro que, desde o início dos anos cinquenta ela foi a responsável pela importação dos Jeep's ao Brasil chegando até mesmo a colocar em prática uma linha de montagem dos componentes que chegavam em partes, no modelo de importação CKD. Segundo que, com a implantação efetiva da Willys Overland do Brasil, a Gastal S.A. também prestou sua colaboração, mas dedicou-se a partir de então a revender os produtos da WOB.

Daí aparece outro grande mérito da Gastal: ela teve o prédio mais bonito para uma concessionária! Ficava na Av. Brasil, número 2.268, e ostentava um enorme "W" junto a uma outra grande cúpula. Vejam na foto acima.
Abaixo, outro ângulo do prédio, em foto de 1956.
Na foto acima, a vitrine dos automóveis OKm escondidos atrás do grande "W". Essa foto é de 1961. Um Aero Willys ainda sem as calotas, uma Rural, uma Pick-up Jeep e um Jeep. Há uma curiosidade com o Dauphine: teto branco!? Nunca vi esse tipo de combinação, alguém explica?

Abaixo, em 1957, pilotos da "Expedição Baden Powell Jeep Willys ÁfricaEuropaAmérica" novamente frente o prédio. Reparem que lá dentro, está um lindíssimo Plymouth Fury 1957, carro do ano! Acima, pátio da oficina da concessionária Willys Overland do Brasil. Abaixo, lançamento da Pick-Up Jeep em 1960. Anos depois, foi integrada à família Ford e passou a ser denominada de "F-75". Abaixo, foto do "Jeep Universal", ainda importado e expondo sua raça.
Saindo da caixa! Oficina de montagem da Gastal, em Nova Iguaçu-RJ em 1947.
Abaixo, a 5.000 º unidade vendida. Acima, "Agência Hugo Automóveis", no início da década de cinquenta na Tijuca. Em frente, uma "Rural" ainda norte-americana. As placas anunciam: Mércury, Pontiac, Chevrolet, Dodge...
Abaixo, foto de outra loja da Gastal S.A., mais modesta que a matriz. É em Botafogo e exibe um Aero Willys.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Simca Emi-Sul e Opalas

O Lucas Nori (do blog Tratores Antigos) conseguiu essas fotos em alguns negativos que tinha em sua casa e enviou especialmente para o AntigosVerdeAmarelo. São em Itápolis-SP.

A foto acima vai tirar o sono dos simquistas! É uma Simca Emi-Sul 1967!
Raríssima, é uma das últimas Chambord pois tem a lateral lisa, sem o rebaixamento nos rabos-de-peixe. E ainda usava teto em vinil, seguindo um modismo da época.
Diz o Lucas que seu pai brincava que depois de estacionar a Simca, ela ainda ficava balançando de tão macia que era!

Já a foto abaixo vai tirar o sono dos opaleiros. É um Opala 1969/70 (?) zero quilômetro!Acima, Opala 1975 branco e em uma garagem junto a um Fusca e Dodge Charger.