sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Alfa Romeo Spider Touring 1960


Inspirado no post de ontem, em que eu falei sobre a dificuldade em se restaurar um FNM JK, recebi essas imagens do Hervé Salmon contando a história de sua Alfa Romeo Spider Touring, de 1960.

Esse modelo Spider com carroceria Touring, de Milano, é derivado do Alfa Romeo Berlina 2000 - modelo italiano que originou o nosso JK, e compartilham da mesma mecânica. Teve aproximadamente duas mil unidades produzidas de 1958 à 1962.

A unidade aqui apresentada foi importada da Itália em 1960 pelo famoso ator italiano radicado no Brasil, Otelo Zeloni. É o ator quem aparece na primeira foto junto à Alfa Spider e sua bela mansão.

Após a morte de Otelo, em 1973, a Alfa Spider "se perdeu", até que foi encontrada em uma oficina em São Paulo-SP. Segundo Hervé Salmon, estava desmontada, faltando muitas peças e com diversas adaptações mecânicas para receber uma mecânica do Alfa Romeo 2.300.

Após a compra, foram quatro anos de pesquisa, garimpo e da árdua restauração, que ficou pronta... semana passada!Na foto do meio, a alegre Alfa 1960 como foi encontrada: desmontada, faltando peças e com adaptações.
Já acima, a mesma Alfa em foto da semana passada, recuperando o mesmo glamour de quando desfilava nos anos sessenta e originalíssima!

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FNMs JK OKm

O FNM JK é um dos carros nacionais mais difíceis de se colecionar. Primeiro pela relativa baixa produção anual, direcionada apenas a um público super seleto. Segundo por ser um carro bastante complexo, oque colaborou para o seu desaparecimento durante a sua fase de "carro usado", aliado ao fato de que a Fábrica Nacional de Motores logo deixou os JK órfãos de peças para reposição. Não bastasse esses fatores, as unidades que merecerem restauração hoje ainda terão outra dificuldade maior que a absoluta ausência de peças: a quase absoluta ausência de referências do padrão original utilizado pela própria fábrica! Daí mais uma vez a importância das imagens antigas, que também são raras.

Acima, foto de um FNM JK OKm durante a inauguração da cidade de Brasília-DF. A unidade que aparece junto a Álvaro Varanda (na foto colhida no blog 'Baixando a Bota' do Henrique Baleiro) mostra certamente uma das primeiríssimas unidades montadas no Brasil, pois ainda traz alguns ítens do modelo italiano, como o suporte de placas.

Na foto abaixo, um visitante do Salão do Automóvel de 1961 faz pose ao volante de outro JK, mostrando o painel e a configuração da tepeçaria.

Outro detalhe super interessante que limita a restauração de um JK é a medida correta dos pneus, pois a roda é aro 15... e meio! Isso tudo faz do modelo um grande desafio e, obriga-nos a respeitar as poucas unidades sobreviventes mantendo o mais elevado nível de originalidade.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Jardineira Veículos em 1984 e 1987


Mais fotos da Jardineira Veículos, loja pioneira no comércio de veículos antigos que localizava-se na Av. dos Bandeirantes, número 1.001 em São Paulo-SP.

Essas fotos foram feitas pelo meu pai, Haroldo Aniceto Gomes, que aparece acima junto ao nosso Ford Custom 1951 que NÃO foi comprado nessa loja, estava apenas passeando.

As fotos acima e as duas abaixo, com o Ford 1946 e o Studebaker Champion 1951 (com motor GM 4.100), foram feitas em Dezembro de 1987.
Já as imagens abaixo são de 1984.
Studebaker Champion 1952, onde estará esse carro hoje? Acima, um Chrysler GTX 1969, na cor Azul Le Mans... Diz meu pai que esse carro era absolutamente novo!

Abaixo, Cadillac Eldorado 1956 com teto em vinil.
Ford A 1929, Roadster ou "baratinha".

A Jardineira Veículos também comercializava carros não restaurados, e é o que vemos abaixo, como esse Chevrolet FleetLine 1951 quatro portas. Um pátio bastante farto!
Acima, Chevrolet 1941 e abaixo, um raro Jeep 1942/1945.Jardineira Chevrolet ao lado de um Ford 1934.
Abaixo, um Oldsmobile 1939 junto a uma picape GMC 1951. Maravilha, não?
Fonte: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com