sexta-feira, 25 de junho de 2010

Chevrolet Bel Air 1951


Aqui, uma história muito interessante de um Chevrolet Bel Air 1951 com muito pedigree.
Na foto em preto&branco acima, o mesmo carro que aparece ao lado e em todas as outras fotos.
Trata-se de um automóvel absolutamente original: pintura de fábrica, estofamento original, todos os manuais, chaves reserva... E até 2005, primeiro e único dono!
Esse Bel Air era de Porto Alegre e passou anos parado após a morte de seu primeiro proprietário, até que em 2005, o Pablo Soldatelli, de São Marcos-RS o comprou.
Na garagem em que estava o Chevrolet BelAir, o tempo parecia não ter passado, as prateleiras repletas de latas da mesma época do carro...
E mais, um Hudson 1951 nas mesmas condições do BelAir!
Depois de décadas de companheirismo, o BelAir e o Hudson encontraram donos diferentes...
A retirada do BelAir de sua "cápsula do tempo"...
Reparem na fartura de equipamentos de época...
A saída da casa em que morou...
Após um trato de seu novo proprietário, exibindo seu mais absoluto estado de originalidade.Todo o interior intacto e admirável.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Chevette 1975


Essas fotos são de poucos minutos atrás.Nelas, um Chevette 1975.
Alguém saberá dizer o nome correto desse "azul metálico".
Essa cor é bastante rara, porque não me lembro de ter visto essa tonalidade em outro Chevettinho.Esse carro é de um tio meu, que o tirou zero quilômetro e, ainda o mantém com sua pintura de fábrica e muito conservado. Anda muito firminho, o motorzinho ronca forte!
Em 1975, meu Pai comprou um Chevette na cor "vinho" e o meu tio comprou esse azulzinho, chegaram à concessionária na mesma cegonha. O cor de vinho foi-se naquela mesma época, já esse, permanece praticamente avesso ao tempo.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Concessionária Chevrolet


Mais uma maravilhosa sequência de fotos de uma concessionária brasileira nos anos setenta. Dessa vez, é a Servibrás, de Caxias do Sul-RS. Na foto acima: inauguração da concessionária em 1973. Vê-se o novo lançamento da GM, o inovador Chevette, junto ao já bem-sucedido Opala, nesse caso, um soberbo Gran Luxo quatro portas com vinil!
Uma volta ao passado!á nessas fotos, um stande da Concessionária na exposição da Festa da Uva, também em Caxias do Sul-RS, no ano de 1975.O ambiente é incrível, os cartazes, os letreiros "OPALA" e "COMODORO".O Comodoro possui o teto LasVegas, o Opala possui o vinil no teto inteiro -ambos, na cor Azul Firmamento.
A novidade para 1975 é a Caravan. Essa amarela é idêntica à primeira Caravan, que foi exposta no Salão do Automóvel e sorteada pela revista Quatro Rodas na época. O chevettinho na mesma cor.
Dessa forma, está exposto: uma Caravan, um Comodoro, um Chevette e um Opala. E cada um deles possui o seu nome estampado em letras "gigantescas"!
Essas imagens fantásticas pertencem ao Pablo Soldatelli, colecionador que nutre certa preferência sobre a linha da GM dos anos setenta. Essas fotos também estão disponíveis no site do Veteran de São Marcos-RS, o http://www.veteransm.nsol.com.br/. Fotos acima: pose junto ao Comodoro e Chevette OKM.
Também na Festa da Uva de Caxias do Sul-RS, mas em 1979, um Comodoro quatro portas...
E o novo modelo do Chevette Hatch...
Fonte: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com

terça-feira, 22 de junho de 2010

Coleção Chevrolet ...


Quem gostou das fotos da Concessionária Servibrás, no post abaixo, não terá motivos para não gostar dessas fotos.
Nessa foto aparece apenas o "bico" de um raro Chevette GP 1978. Em destaque: o Comodoro 4.100 1979 e o Opala Cupê Especial 1975.
As fotos são da garagem e de alguns carros da coleção do Pablo Soldatelli, colecionador de São Marcos-RS, que é também o arqueólogo desse Bel Air 1951 e das fotos antigas da Servibrás, Concessionária Chevrolet .
Os carros da coleção do Pablo são impecáveis, todos no mais absoluto estado de originalidade. Sem muito esforço, é possível imaginar até mesmo que são todos zero quilômetro!
A decoração da garagem do Pablo também é muito interessante.
Na coleção, está um Comodoro 1975 com teto LasVegas, idêntico ao exposto na Festa da Uva, em Caxias do Sul-RS há quase 35 anos.
Essas fotos também estão no site do Veteran de São Marcos-RS, o http://www.veteransm.nsol.com.br/.
Com essas fotos, eu quero instigar uma reflexão.
Há alguns dias saiu a notícia de que a GMB (General Motors do Brasil) se desfez de todo (ou parte) de seu acervo de carros históricos que estavam expostos nos findado "Museu da Ulbra".
Foram por volta de trinta unidades valiosas para a história da nossa indústria automobilística, dentre elas, exemplares da linha Opala -1969, 1972, 1988 cupê (última unidade montada) e o último Collectors 1992.Dessa forma, a Chevrolet brasileira
passa uma borracha em todo o seu passado, ignora a sua própria história, se iguala às suas concorrentes e reforça a tese de que somos um país sem cultura.
A GMB desfez-se também de dois Chevette, um 1973 e outro 1993, ambos zero quilômetro. Quatro Monza, um Hatch 1982, um 1983 e as duas últimas unidades de 1996, que agora estão ao sereno de uma revendedora da marca. Estão também na lista dois Ômegas, um GLS 1992 e o último 1998, ambos zero quilômetro. E a listagem se completa com Kadett, Celta, Vectra...
O foco dessa discussão está em: A GM do Brasil vendeu sua alma, no Blog dos Carros Antigos, do Nikollas Ramos.
A perda dessas unidades históricas é um grande retrocesso para o antigomobilismo nacional.
Acima, um Opala 1975.
Ainda mais acima, um maravilhoso Comodoro 1979.
Mas enquanto as próprias montadoras se despreocupam de contar a sua própria história, nesse país tantas vezes sem memória, alguns muitos mecenas espalhados por esse País conseguem heroicamente preservar os ícones que participaram e ainda hoje participam da vida de tantas pessoas desse Brasil a fora. E mais, geram conhecimento, cultura, e tantas outras coisas que envolvem esse fantástico mundo do automóvel!Nessas fotos, um incrível sonho de consumo desde os anos setenta, um Opala SS 1973!
É graças a tantos outros colecionadores que preservam, restauram, pesquisam e propagam conhecimento, que a cultura antigomobilística avança -mesmo contra a ideologia mesquinha e atrasada que muitas vezes se impõe.
Ficam aqui as maravilhosas fotografias de alguns dos carros do colecionador Pablo Soldatelli.Raríssimo Chevette Hatch S/R de 1981.

Fonte: http://antigosverdeamarelo.blogspot.com

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Chevette equilibrista


Chevette equilibrista.
Recebi ontem essa impressionante sequência de fotos.
São fotos inéditas de um Chevette 1980 se equilibrando em duas rodas e, como vemos em duas das fotos, ainda equilibrava uma pessoa do lado de fora em suas apresentações.
Quem enviou essas fotos foi o próprio Marcello Giovanni Nascimento, então piloto do Chevette, que diz: "SÃO FOTOS ANTIGAS DO MEU 1º CARRO DE SHOW ,O CARRO QUE ME ENSINOU TUDO O QUE SEI. TENHO MUITO ORGULHO DO MEU CHEVA 1980".
O Marcello, simplesmente por gostar da marca (não recebe nenhum apoio da Chevrolet) ainda utiliza um Ômega seis cilindros para andar em duas rodas em suas apresentações e, ele é o único que faz isso.O Marcello, além de piloto sobre duas rodas, mostrou-se um verdadeiro historiador sobre as equipes que realizaram esse tipo de show desde os anos sessenta no Brasil, o que envidencia sua grande paixão pela modalidade, aqui compartilhada com todos através desse nosso Blog.
O fio da meada se deu com a publicação dessas fotos, também inéditas, do fotógrafo Paulo Sallorenzo: Opala equilibrista & Opala equilibrista ...2.
E outras histórias ainda virão.