sexta-feira, 19 de março de 2010

Volkswagen comemora 60 anos de Kombi com concurso no Brasil

Kombi chegou ao país em 1957 e já vendeu mais de 1 milhão de unidades.
Candidato que contar história mais criativa ganha uma Kombi zero km.
A Volkswagen comemora no mês de março 60 anos de produção mundial da Kombi. E para marcar a data, foi lançado no Brasil o concurso "Kombi 60 anos" que dará um modelo zero km para o ganhador que contar uma história vivida com o veículo. 

Foto: Divulgação

Antiga linha de produção da Kombi (Foto: Divulgação)

O início da produção da Kombi no Brasil foi em 1957, três anos após o lançamento mundial, e foi o primeiro veículo produzido na linha de montagem em São Bernardo do Campo, com motor de 1.200 cc.

Hoje, depois de vender 1.360.850 unidades ao longo dos anos, a Kombi possui quatro modelos disponíveis e motor 1.4 8V flex, com potência de 78 cv quando abastecido 100% a gasolina e 80 cv, com 100% a álcool.

Foto: Divulgação

Kombi (Foto: Divulgação)

Para participar do concurso de aniversário, os interessados devem se cadastrar no site www.vw.com.br/kombi60anos e contar um episódio com o tema "Uma história que vivi com a Kombi". O autor da história mais criativa, original e interessante envolvendo o veículo ganha uma Kombi zero km. Os segundo e terceiro colocados ganharão um iPhone.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Opala da Goodyear

Mais conhecido como o "Opala mais rápido do mundo". Este deu trabalho mas no final valeu a pena! não o bedecendo as modificações do modelo original que tem altura do teto e comprimento da caixa do motor diferentes, fiz uma réplica usando as mesmas medidas dos modelos originais até para facilitar a montagem.

Segue umas fotos para comprovar o trablho realizado.

terça-feira, 16 de março de 2010

O Rolls Royce do Marajá será leiloado por R$26 milhões

Em 1934 o Marajá Rajkot encomendou um Rolls Royce sob medida para servir como seu carro de uso habitual, na região de Gujarat, às margens do rio Aji, na Índia. Este modelo é candidato ao posto de carro mais caro do mundo, e deve ser leiloado este ano, pela fortuna de R$ 26 milhões.
 


O carro do marajá foi customizado a partir de um Rolls Royce 40/50 hp Phanton Continental, com cores especiais e acessórios exclusivos.
 
 
Rajkot não queria cores sólidas como o vermelho vinho ou o tradicional preto. Por isso, viajou até a Inglaterra, e pediu que o automóvel fosse pintado na cor laranja (mesmo tom da bandeira do estado de Gujarat), com detalhes nos frisos e até nas rodas. Como era um apaixonado por automóveis - e podia pagar por suas extravagâncias - ele foi além. A parte dianteira e os para-lamas deveriam vir em alumínio polido, que brilharia sob o sol forte da região quase desértica onde ele vivia. O carro foi modificado pela Thrupp & Maberly, tradicional empresa britânica, que se encarregou da customização. Rajkot fechou negócio e deixou alguns encarregados para supervisionar o projeto na Inglaterra até que ficasse pronto.
 
 
Seus funcionários acompanharam o transporte do carro desde a fábrica da Rolls Royce em Goodwod, até o galpão da Thrupp & Maberly, em Londres, e lá se instalaram para supervisionar as atividades.
 
 
O motor no entanto, não foi modificado. O Rolls Royce vinha com propulsor de seis cilindros em linha, 7,7 litros e alto torque com funcionamento preciso, típico da marca inglesa.
 
 
Ao chegar em casa, após longa viagem de navio, o Rolls Royce do marajá recebeu alguns detalhes como emblemas oficiais e alguns frisos para complementar o visual.
 
 
Outros marajás também encomendavam suas obras de arte sobre rodas, em geral carros das marcas Bentley, Packard, Daimler e Rolls Royce. Os marajás Rewa, Orcha e Bharaptur, por exemplo, eram aficionados por automóveis de luxo. O tempo das extravagâncias automotivas já ficou para trás, mas a história destes carros é tão interessante que merece ser contada nos dias de hoje.

segunda-feira, 15 de março de 2010

SS 1980

Para os fiéis seguidores da linha opala, vou deixar umas fotos da miniatura do SS 80. Em homenagem a ultima linha de mntagem do clássicos SS que marcou época e fez muita história no brasil. Finalizada em 1980 a linha SS foi responsáve por aproximadamente 50% dos carros esportivos nacionais que rodava nas ruas do Brasil.