quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Carros antigos ainda em cegonhas!

Tenho certeza que as vezes nôs perguntamos; "Como era receber um carro novo a 60, 50 ou 40 anos atráz?"Garimpando no vásto mundo da net encontrei fotos de Cegonheiras "velhinhas". São fotos de caminhões e carros das décadas de 40 e 50, verdadeira relíquia que mostra um pouco sobre a história automobilística. As informações foram tiradas do autoclube.blog.br . A grande maioria das fotos foi tirada da coleção de fotos de caminhões de John Jurkowski.

Carros antigos em cegonhas
Cegonheira Ford F6 1952, levando carros da mesma marca

Carros antigos em cegonhas
Cegonheira Ford 1948, levando automóveis da marca Mercury 1951
Carros antigos em cegonhas
Cegonheira Ford F5 com alguns automóveis Ford 1951
Carros antigos em cegonhas
Frente da cegonheira F 5

Carros antigos em cegonhas
Ford COE cegonheira 1942, levando FORD 1946 e PICK-UP Ford 1946
Carros antigos em cegonhas
Ford COE cegonheira 1949 transportando Ford F1 Furgões 1949
Carros antigos em cegonhas
Ford COE cegonheira 1949 transportando Pick-ups Ford F3 e F1
Carros antigos em cegonhas
GMC puxando outro GMC que puxa um Dodge Fargo
Carros antigos em cegonhas
Dodge COE cegonheira transporta Pick-up Dodge 1951 e Furgão Dodge 1951
Carros antigos em cegonhas
Plymouth
Carros antigos em cegonhas
Chevrolet COE 1951 levando Pontiacs
Carros antigos em cegonhas
Cegonheira Nash tranportandos automóveis da Marca Nash, show a parte
Carros antigos em cegonhas
Chevrolet COE cegonheira e autênticos Buick´s, foto de 1952
Carros antigos em cegonhas
Cegonheira Marta Rocha e alguns Buick´s, foto de 1955
Carros antigos em cegonhas
Oldsmobile, 1955
Carros antigos em cegonhas
Cegonheira Studebaker, transportanddo Studebaker Champion e Pick-up Studebaker
Carros antigos em cegonhas
Vários Studebaker´s
Carros antigos em cegonhas
Caminhão F8 e Pick-ups Studebaker

Fiat Spazio e Oggi: maturidade para o 147

O "pequeno notável", apelido dado pela própria Fiat ao modelo 147 precisava se modernizar na virada dos anos 1980 para enfrentar seus novos concorrentes como o Volkswagen Gol e o Corcel II. Para vender mais, precisava oferecer mais opcionais e se diferenciar, ainda que o projeto de carro fosse o mesmo. Afinal, o Fiat 147 era um produto de alta tecnologia na época, com motor transversal e também o primeiro carro nacional movido a álcool. Ainda assim, tinha fama de frágil e seu câmbio áspero era fonte de problemas.



Por isso, a versão Spazio chegou em 1983 para renovar a linha e posicionar o modelo 147 entre os compactos de melhor acabamento. A dianteira era diferente com faróis maiores, uma nova grade com quatro barras inclinadas (símbolo internacional da Fiat), para-choques envolventes, repetidores de setas, lanternas maiores de poliuretano e vidro traseiro maior para melhorar a visão do motorista.



O Spazio vinha com o motor 1300 já conhecido na linha, porém com câmbio de cinco marchas, que era um opcional muito desejado na época. Também teve a versão CSS, com motor 1,4 litros que também equipou as versões de corrida da Copa Fiat. Usando a mesma base da perua Panorama, chegava alguns meses depois o Oggi, um pequeno e simpático sedan com generoso porta malas e o mesmo acabamento do Spazio.



Apesar do grande porta-malas de 440 litros, o consumidor não recebeu bem o estilo retilíneo da parte traseira do Oggi, que não combinava com a grade dianteira e com as linhas do carro. O painel também merecia elogios, com instrumentos bem organizados. Na parte central, luzes espia e marcador de temperatura. Nas laterais, controle de ventilação, desembaçador e acendedor de cigarros, console e porta objetos, tudo bem distribuído.



Mas as inovações chegavam tarde demais, e a concorrência avançava a passos rápidos. O Uno chegaria em 1984, e tiraria boa parte das intenções de compra do Spazio, Oggi e da perua Panorama. Em 1985, apenas dois anos depois, os dois modelos deixaram de ser produzidos. No ano seguinte, o último derivado do Fiat 147, a perua Panorama deixaria as linhas de montagem da marca italiana em Betim, Minas Gerais.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Miniaturas Mauro Fogo - Prontas

Olá a todos!
Esou postando as Miniaturas vendidas ao meu amigo Mauro de SP. São Miniaturas 1:18 em papel com rodas em PVC com as figuras das rodas em papel.