quinta-feira, 12 de novembro de 2009

História do MP Lafer

O MP Lafer era uma réplica do inglês MG TD, foi apresentado em 1972 e lançado em 1974, era um fora-de-série com um ótimo acabamento, mas ao contrário do MG original o MP usava uma plataforma VW com motor traseiro refrigerado a ar, sendo que o estepe ficava na frente (o estepe de trás era falso). Em 1978 foi lançada a versão Ti, com menos cromados e depois ganhou um farol quadrado, este modelo já tinha rompido com a tradição de réplica, mas também fez sucesso. O MP encerrou sua produção em 1990 mas se tornou um dos esportivos mais populares do país.

MPLafer

A idéia para o novo MP Lafer era dar uma personalidade própria e desvincular um pouco da imagem de réplica do MG TD, seria apenas um roadster retrô que lembra os antigos esportivos ingleses, pois este estilo era um dos atrativos que tornavam esses carros divertidos para guiá-los.
O farol agora é integrado ao para-lama, mas alguns detalhes do MP foram mantidos como o radiador na vertical com detalhes cromados e os 3 faróis auxiliares.
O motorista fica quase em cima no eixo traseiro, e ganhou atrás do banco uma proteção para capotamento enquanto o estepe (de verdade) fica exposto, a lanterna foi o que mais me deu prazer em fazer.
O carro ganhou um porte mais musculoso, o que daria a possibilidade da implantação de um motor dianteiro e talvez mais potente.