quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Chevrolet Veraneio

Chevrolet Veraneio foi um utilitário esportivo (SUV) produzido pela Chevrolet do Brasil partir de 1964 até 1994, inicialmente chamava-se Camioneta C-1416, e possuía leve semelhança com a Chevrolet Suburban americana. O modelo dispunha de quatro portas e acomodava seis pessoas. Teve sete versões: C-1416, Amazonas, Passo Fino, Mangalarga, Bonanza, Veraneio M e Grand Blazer.

O motivo principal do sucesso desse automóvel foi sua utilização como viatura de polícia, e em alguns casos também, como ambulância. Mesmo assim também era utilizado no meio civil.

* A carroceria original foi produzida até 1989, quando foi re-estilizada para acompanhar as picapes da linha (série D-20).
* Foi disponibilizada com motores de 4 e 6 cilindros em linha, movidos a gasolina, diesel ou álcool.

Entre 1989 e 1994, a Veraneio teve uma versão mais curta e com duas portas, conhecida como Bonanza.

Em 1959 foi apresentada a Chevrolet Amazonas, a primeira perua de passageiros, destinada prioritariamente ao lazer, que pode ser considerada a introdutora, no Brasil, do conceito de utilitário esportivo, muito embora este termo não fosse adotado.

Embora derivada de modelos norte-americanos da marca, era um produto específico para o mercado brasileiro. Da frente até a metade da cabine era o conhecido picape Chevrolet Brasil da série 3100. Daí para trás, uma ampla perua de três bancos e oito lugares, com a particularidade de uma terceira porta lateral apenas no lado direito. A tampa do porta-malas era pequena, não incluindo o vidro tra-seiro, e os bancos podiam ser removidos. As suspensões usavam eixos rígidos e molas semi-elíticas e o câmbio tinha apenas três marchas com acionamento na coluna de direção. Opcionalmente podia ter o diferencial bloqueante ("tração positiva ou positraction"). O motor, com bom torque em baixos regimes levava a pesada perua (1.850 kg) de 0 a 100 km/h em 21 s, com velocidade máxima de 138 km/h.

Em dezembro de 1962 recebeu leve reestilização, passando a vir com quatro faróis redondos. A denominação para a carroceria da Chevrolet Veraneio é "camioneta", sendo que "caminhonete" refere-se à pequeno caminhão (pick-up).

Nova Veraneio

Créditos "http://irmaododecio.blogspot.com"

terça-feira, 6 de outubro de 2009

Rural Willys

A Rural Willys é um utilitário esportivo que produzido pela Willys Overland nas décadas de 50, 60 e 70 no Brasil. Na década de 1970, passou a ser produzida pela Ford do Brasil, que comprou a fábrica da Willys em 1969, mantendo inalterados o nome Rural e praticamente todas as características do veículo.

Foi lançado nos Estados Unidos em 1946 com o nome de Jeep Station Wagon. Foi produzido também em outros países como o Japão, onde foi fabricado pela Mitsubishi, com o nome J37 e a Argentina, onde foi fabricado pela Kaiser e é conhecido como Estanciera. O modelo brasileiro foi redesenhado em 1958 utilizando como inspiração a arquitetura moderna de Brasília, em construção na época. Este desenho acompanhou a Rural até o encerramento de sua produção em 1977.

No Brasil foram produzidas versões com tração 4X4 e 4X2, com motores a gasolina de seis cilindros em linha e cilindrada de 2.6 ou 3.0 litros (opcional). O motor de 2.6 litros, ou 161 polegadas cúbicas, foi o primeiro motor a gasolina fabricado no Brasil e também equipava outros veículos da fábrica Willys, como o Jeep e o Aero. O motor 3.0, utilizando o mesmo bloco, equipava o Itamaraty. A partir do segundo semestre de 1975, até o final da produção, em 1977, a Rural foi fabricada com motor Ford de quatro cilindros e 2.3 litros de cilindrada. Em todas as versões, tinha potência aproximada de 90 hp (cavalos-vapor), adequada à época e características do veículo.

A Rural Willys pode ser considerada "pai" das atuais utilitárias esportivas existentes, pois era um um veículo com espaço para a família, mas robusto e com vocações off-road

Em 1961 entrou em linha a versão picape da Rural, chamada de Pick up Willys ou Pick up Jeep e, posteriormente, F-75. A versão militar, amplamente utilizada pelas Forças Armadas do Brasil, denominava-se F-85. Em Argentina, este modelo foi conhecido como Baqueano. Tal como o Jeep, a F-75 manteve-se em produção pela Ford do Brasil até 1983.

Nova Rural

Elementos clássicos da antiga Rural foram mantidos como o vinco em V que corta a grade, o capô aumentou mas mantive a entrada de ar em cima. A pintura em 2 cores é para os ruralistas de plantão.

Vincos laterais na lataria, a última janela caindo em curva são marcas registradas da Rural, sem contar a traseira com caida reta e as lanternas, a porta traseira tem dupla abertura.