sexta-feira, 25 de setembro de 2009

HISTÓRIA DA SIMCA

Simca era uma marca francesa, que durou de 1935 a 1980. Em 1950 a Simca comprou a filial francesa da Ford, como já produziam o Ford Vedette, este modelo continuou como Simca Vedette, em 1956 com algumas modificações passou a se chamar Chambord, modelo que também seria produzido no Brasil.
A Simca do Brasil foi fundada em 1958, e em 1959 apresentou o Chambord, um belo sedan de luxo derivado do Ford Vedette que possuia um pequeno motor V8, de 2350 cm3 de 88 cvs, pela pouca potência do motor ele ganhou aqui o apelido de "Belo Antonio" pois era bonito mas impotente. No ano seguinte veio a luxuosa versão Presidence no qual se destacava o estepe "continental" do lado de fora e um pouco mais de potência, em 1962 era a vez do esportivo Rallye que possuia 2 entradas de ar no capô. Em 1963 eram lançados 2 modelos, a perua Jangada e o despojado Alvorada, muito usado por taxistas.
Em 1964 foi apresentada a linha Tufão para substituir os Chambord, o Tufão vinha com modificações no teto, mais quadrado. Em 1966 novas modificações incluindo o novo motor Emi-Sul com potência aumentada para 130cvs graças as câmaras de combustão hemisféricas. Também foram apresentados novos modelos Esplanada e o Regente, a mudança mais radical da Simca desde então. Em 1967 a Simca do Brasil foi comprada pela Chrysler, que manteve os modelos em produção e adicionou o esportivo GTX e em 1969 foram substituídos pela linha Dart.

Novo Simca

Mais um "Revival Automotivo Nacional", pra quem lembra do Simca e pra ninguém já vir falando que é "plágio" do Thunderbird, aviso desde já que editei em cima da imagem do último Ford Thunderbird, pois achei que daria um bom Simca.
Neste viajei bem na maionese, as linhas ficaram bem clássicas, e nada aerodinâmicas (rs) com muitos detalhes nostálgicos do Simca.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

o Aero Willys

O Aero Willys brasileiro foi lançado em 25 de março de 1960, mas seu projeto vinha sendo discutido na montadora brasileira desde 1958. O Aero Willys era um carro herdado de um projeto americano que havia sido desativado por insucesso. Lá as versões desse automóvel eram conhecidas como Aero-Ace, Aero-Wing, Bermuda (um cupê duas portas), fabricado pela Willys Overland dos EUA, com os componentes mecânicos dos Jeep Willys.

O ferramental veio ao Brasil e a Willys começou a produzir automóveis (apenas os modelos 4 portas). Eram carros duros, com uma linha arredondada de gosto muito discutível, mas que representavam na época a única opção para quem não quisesse entrar num Simca Chambord e precisasse de um automóvel maior que os Volkswagen,DKW e Dauphine. Seu motor era de seis cilindros em linha, o mesmo usado no Jeep (que mais tarde passou a ser usado nas Rurais e nos demais modelos derivados do Jeep, e até mesmo nos Mavericks fabricados pela Ford). Esse motor tinha uma característica incomum: a válvula de admissão situava-se no cabeçote, mas a válvula de escapamento ficava no bloco.

Em 1961 a diretoria da Willys Overland do Brasil tomou a decisão de inovar completamente o Aero Willys e torná-lo um carro inteiramente novo, com estilo próprio e linha inédita no catálogo internacional.

O início da fabricação deu-se em outubro de 1962 e sua primeira aparição foi em Paris, no mais famoso Salão do Automóvel do mundo. Entre as muitas novidades internacionais aparecia, um carrão com monobloco brasileiro, 110 cavalos no motor, concepção e estilos novos. Era o primeiro carro inteiramente concebido na América Latina.

Em julho de 1963 era lançado o Aero Willys 2600, o primeiro carro genuinamente brasileiro. As primeiras peças, como os primeiros carros eram inteiramente feitas à mão. O sucesso foi imediato, tanto que em 1966 foi lançado uma nova versão mais luxuosa batizada de Itamaraty, também chamado de Palácio sobre Rodas. O Itamaraty vinha equipado com acessórios a época sofisticados como bancos de couro e ar condicionado. Em 1967, foi lançada a Itamaraty Executivo, a primeira limusine fabricada em série no Brasil.

Em 1968 a Willys foi comprada pela Ford, que aos poucos foi fundindo o Aero Willys no o seu Ford Galaxie. Em 1971 a Ford anuncia que este seria o último ano do carro, devido à queda nas vendas. Em 1972 são vendidos os últimos Aero e Itamaratys, sendo sua mecânica utilizada como base do futuro Maverick, em 1973.

Novo Aero Willys

Como seria uma releitura do Aero-Willys? Assim como o Novo Simca esse ficou bem "retrô", com uma frente nada convencional, usei a imagem do Chrysler 300C por causa de suas linhas mais quadradas e achei que daria um bom Aero.

A nova Caravan

Opa! muito bom seria...
A reestilização da Caravan feita pelo nosso amigo blogeiro "Irmão do Decio". Fala sério! que ficou show, isso fikou né?!
Um visual mais encorpado na traseira inspirado nas Shooting Brakes, apesar da versão 4 portas. A frente segue o mesmo padrão do Opala, e inseri um bagageiro. Uma prévia do futuro SS pode se ver nessa versão 2 portas.